04 AGO 2023
Costa Rica está presente nos Jogos Escolares da Juventude de MS em Campo Grande
Na última quinta-feira (3), uma delegação composta por 26 atletas, três técnicos e um chefe de delegação de Costa Rica viajaram para Campo Grande/MS para participar dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. A equipe representa o município nas modalidades individuais de Atletismo e Natação, na faixa etária de 12 a 14 anos.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos desejou a todos os atletas, que tenham um desempenho brilhante, que se superem a cada partida e que aproveitem ao máximo essa oportunidade de estar neste evento. “Queremos que esses jogos sejam um momento de aprendizado, superação e confraternização, fortalecendo os laços de amizade e união entre nossos estudantes”, disse.

Para a secretária de Educação, Maria Aparecida Francisca de Souza Almeida, o esporte vai muito além das quadras e campos. Ele ensina valores fundamentais como trabalho em equipe, disciplina, respeito às regras e ao próximo, perseverança e resiliência. São lições que levarão para toda a vida, independentemente se vocês continuarem uma carreira esportiva ou não. “Parabéns atletas por representar nossa cidade. Que venham muitos troféus e medalhas”, ressalta.

Já o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha enaltece que o esporte é uma ferramenta fundamental para a integração e desenvolvimento da juventude, não apenas em Costa Rica, mas em todo o estado de MS. Por isso, investimos em infraestrutura esportiva e apoiamos iniciativas que promovam a prática esportiva em nossa cidade. Desejo boa sorte aos nossos competidores”, comenta.

O destaque para a natação do Centro-Oeste é o atleta costarriquense Murilo, o melhor da sua faixa etária na prova de 1.500 metros e destaque nacional no ranking. No atletismo, temos 8 meninos e 6 meninas, enquanto na natação são 6 meninos e 6 meninas. A equipe técnica é composta pelos professores Anderson Bob, Dafine Souza, Luiz Carlos Santos e Rubens Pereira Lima. Esses atletas e técnicos estão presentes nos Jogos Escolares da Juventude em Campo Grande.

Sob o apoio e incentivo da Prefeitura de Costa Rica, por intermédio das secretarias de Educação (SEMED) e, de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura (SEMTMA), em parceria com o Costa Rica Esporte Clube (CREC) e o Projeto Forjando Campeões e apoio do Poder Legislativo.

A municipalização dos Jogos Escolares tem se mostrado uma iniciativa promissora para fortalecer os municípios, uma vez que anualmente a cadeia produtiva do setor de eventos tem sido ampliada, oferecendo capacidade para maior movimentação da economia, geração de novos empregos e promoção da transversalidade entre os setores do esporte, cultura, turismo e cidadania. O evento esportivo se torna uma ação conjunta dessas áreas, executando projetos de forma compartilhada e promovendo a mobilização da comunidade.

O esforço para a reestruturação dos Jogos Escolares é um marco de fortalecimento do setor esportivo no Estado de Mato Grosso do Sul, representando um grande avanço consolidado. No entanto, ainda são necessários maiores esforços para enfrentar novos desafios. É importante pensar em ações compartilhadas, criando novos instrumentos de interação desde o processo de planejamento até a operacionalização de cada projeto e atividade.

Nesse contexto, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e SETESCC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), tem seguido a temporada dos Jogos com a disputa das modalidades individuais em Campo Grande. Este é um momento de reencontro, de estreitar laços e semear novas amizades, onde os estudantes-atletas de 12 a 14 anos têm a oportunidade de demonstrar em quadra todo o esforço aplicado na rotina de treinamentos. Além disso, o esporte proporciona alegrias e lições valiosas.

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul são baseados nos princípios do respeito, da amizade, honestidade, lealdade, cumprimento das regras e do bom convívio. É desejado que todos os participantes tenham uma boa competição, aproveitando cada segundo dessa experiência. Atletas, técnicos, dirigentes, chefes de delegação, árbitros e colaboradores são todos bem-vindos e contribuem para o sucesso desse evento.

A delegação de Costa Rica se junta a outras 37 delegações de diferentes municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de MT, São Gabriel do Oeste, Sonora, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

Que esses jogos sejam um momento de aprendizado, superação e confraternização para todos os participantes. Que o esporte continue sendo uma ferramenta de integração e desenvolvimento para a juventude de Costa Rica e de todo o estado de Mato Grosso do Sul.
Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024