19 JUN 2023
IDOSO
Combate à violência contra idoso é tema de palestra do “Junho Violeta/Prata” no Conviver em Costa Rica
Fotos: Divulgação Conviver
Na última sexta-feira (16), aconteceu uma importante iniciativa da Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Assistência Social e Conviver (Centro de Convivência do Idoso), que promoveu uma palestra sobre o “Junho Violeta/Prata” com o intuito de conscientizar a população sobre a violência contra os idosos.

O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, que enfatizou a importância de discutir e combater a violência contra os idosos, uma questão que infelizmente ainda é muito presente em nossa sociedade.

"Nosso objetivo com essa palestra é sensibilizar a população sobre a realidade enfrentada pelos idosos, muitas vezes invisível aos olhos da sociedade. É fundamental que todos se unam para combatermos qualquer forma de violência contra essa parcela tão importante da nossa sociedade", destacou Evair Gomes Nogueira.

Além da palestra ministrada pela psicóloga, Kedna Gislen e Assistente Social, Denise Fernanda Lemos de Jesus, o evento também proporcionou um momento de confraternização entre os presentes, com um chá da tarde que contou com a presença de mais de 150 pessoas, entre idosos, familiares e profissionais da área.

Para a coordenadora do Conviver, Sônia Ferraz, essa é uma oportunidade de fortalecer os vínculos com a comunidade e de mostrar a importância de se falar sobre a violência contra os idosos.

"O Conviver é um espaço que visa promover a integração e o bem-estar dos idosos, e eventos como esse reforçam nosso compromisso em combater qualquer tipo de violência contra eles. Todos devem se sentir protegidos e amparados, e é isso que buscamos através de atividades como essa", afirmou Sônia Ferraz.

Durante a palestra, foram abordados temas como os diferentes tipos de violência contra os idosos, sinais de alerta e formas de denúncia. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas.

Para a psicóloga, Kedna Gislen, a iniciativa da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conviver foi muito bem recebida pela comunidade, que reconhece a importância de debater essa temática e de promover a conscientização sobre os direitos dos idosos.

“Com eventos como esse, é possível criar uma consciência coletiva sobre a violência contra os idosos e trabalhar para a sua erradicação. É necessário que todos estejam engajados nessa causa e que a sociedade se mobilize para garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos, afinal, são eles que construíram o nosso presente e merecem nosso respeito e cuidado”, destaca.