19 MAI 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Sebrae e Prefeitura formalizam parceria para a continuidade do programa Cidade Empreendedora em Costa Rica
Em 2023, o programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, continua a impulsionar o desenvolvimento de Costa Rica com um novo conjunto de soluções voltadas para aumentar a competitividade e dinamizar a economia local. O município faz parte do ciclo de Expansão do programa e receberá apoio contínuo até o próximo ano. Segundo o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, a adesão a essa nova fase representa a continuidade do trabalho conjunto em prol do crescimento da região.

“A parceria com o Sebrae trouxe o viés do empreendedorismo para Costa Rica, nós conseguimos trazer para a formalidade vários empreendedores e realizamos diversas ações para a melhoria do ambiente de negócios, o que deu um ganho muito grande para o nosso município. Esse trabalho precisa continuar e, neste novo ciclo, vamos potencializar o que vínhamos fazendo, principalmente, no contexto do diálogo entre o poder público e a iniciativa privada para que todos possamos caminhar juntos. Nosso município é uma cidade em expansão, são muitos comércios surgindo nos últimos anos, e o Sebrae tem uma grande participação nisso porque nós hoje respiramos empreendedorismo”, destacou o líder do executivo.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, o trabalho desenvolvido pelo Cidade Empreendedora é capaz de promover mudanças positivas para os municípios que aderem à iniciativa, impactando, principalmente na vida de quem empreende.

“O programa chega na cidade e identifica quais são as oportunidades e áreas de atuação, de modo que possa atender às necessidades e melhorar a realidade das pessoas. Essa transformação é evidenciada quando a gente percebe o avanço das pequenas empresas, incluindo, os pequenos produtores que recebem consultoria para que possam fornecer alimentos para a merenda escolar. Então, é um trabalho junto com o poder público em prol do desenvolvimento”, ressaltou Bertoni.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, nesta etapa, Costa Rica recebe novas ferramentas para auxiliar o poder público e incluir os pequenos negócios no processo de desenvolvimento. “Neste novo ciclo, iremos intensificar a atuação conjunta para fortalecer os empresários locais e a gestão pública e, com isso, apoiarmos o desenvolvimento sustentável da cidade como um todo. Vamos trazer soluções para trabalhar outros aspectos do município, como o aumento da visibilidade e a inclusão produtiva por meio do empreendedorismo. Dessa forma, esperamos proporcionar mais oportunidades para a população e possibilidades de crescimento para os pequenos negócios”, pontuou Mendonça.

Neste novo ciclo, a atuação do programa em Costa Rica será focada em dois eixos principais: Cidade Mais Competitiva e Cidade Inclusiva. Promover a cidade, destacando as potencialidades do município e as oportunidades de investimento de modo reforçar e consolidar a imagem do local para o público externo, é o foco da vertente Cidade Mais Competitiva que irá realizar várias iniciativas com esse propósito. O trabalho trará o aperfeiçoamento das ações feitas pela administração municipal, melhoria das políticas públicas e a integração dos representantes do setor produtivo e lideranças locais para atuação conjunta.

A atuação do programa no âmbito da Cidade Inclusiva tem o objetivo de gerar oportunidades de aquisição de renda por meio do empreendedorismo para quem não está inserido no mercado de trabalho, principalmente, no caso de mulheres em situação de vulnerabilidade. Além disso, a vertente também irá atuar no fortalecimento das organizações, como Associação Comercial e Sindicato Rural, de modo a fomentar o empreendedorismo e formar uma rede de apoio. Com esse trabalho, a proposta é combater a vulnerabilidade social e trazer mais qualidade de vida para a população, além de fomentar a geração de emprego no município e a promoção do desenvolvimento.

Com a renovação da parceria com o Sebrae/MS, Costa Rica é um dos 37 municípios de Mato Grosso do Sul integrar o programa Cidade Empreendedora. Também são atendidos pela iniciativa Amambai, Aparecida do Taboado, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Coxim, Dourados, Deodápolis, Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Resultados positivos
O programa Cidade Empreendedora, realizado em Costa Rica desde 2021, trouxe resultados importantes para o município nos dois últimos anos, como o fomento do empreendedorismo nas escolas e o fortalecimento do comércio local. Dados emitidos pela Receita Federal, por exemplo, mostram que houve uma redução de 43% no número de fechamento de empresas durante a execução do programa, se comparado ao período anterior. Além disso, também houve um aumento de 10% no número de empresas ativas no município e aumento de 37% na formalização de microempreendedores individuais.

O apoio ao pequeno empreendedor para possibilitar o crescimento dos negócios é uma das principais vertentes do Cidade Empreendedora. Além disso, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo. Clique aqui e confira todos os resultados do Cidade Empreendedora em Costa Rica.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.
Autor: Assessoria de Comunicação