17 MAI 2023
UEMS abre vagas para licenciatura em Pedagogia e Ciências Sociais em Costa
A Pró-Reitoria de Ensino da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para preenchimento de 30 vagas no curso de licenciatura em Pedagogia e 15 vagas no curso de licenciatura em Ciências Sociais em Costa Rica. O edital pode ser acessado clicando aqui.

Os cursos serão ofertados no âmbito da UEMS, modalidade a distância, pelo Pólo UAB (Sistema Universidade Aberta do Brasil) na Escola Municipal Cívico-Militar Prof. Adenocre Alexandre de Morais, com ingresso no ano letivo de 2023-2024.

A inscrição no processo seletivo é gratuita e os cursos ofertados NÃO possuem cobrança de mensalidade. Segundo a coordenadora do Polo UAB Costa Rica, Miltes Gaspar, a oferta dos cursos de graduação a distância visa primordialmente ampliar e interiorizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade no Brasil, bem como incentivar a formação de professores das redes públicas de ensino que não tenham a habilitação legal exigida para o exercício da função (licenciatura).

Os cursos serão ofertados na modalidade a distância, com momentos presenciais obrigatórios para estudos e avaliações, de acordo com cronograma divulgado no início de cada semestre letivo, podendo ser agendados outros momentos presenciais para atividades como: aulas práticas, plantões, seminários, etc., conforme a necessidade do curso. A UEMS exime-se das despesas com viagens e estadias dos/as candidatos/as ao polo de apoio presencial, a serem realizadas no decorrer do curso.

Inscrição
O processo seletivo destina-se ao candidato que tenha feito o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e/ou 2022. Os resultados do processo seletivo serão válidos somente para ingresso no ano letivo de 2023-2024, com ingresso até o limite das chamadas previstas para matrícula em Edital específico.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, entre o dia 17 de maio de 2023 até às 23h59 do dia 31 de maio de 2023 (horário oficial de Mato Grosso do Sul), no endereço eletrônico https://candidato.uems.br.

Para realizar a inscrição, além dos dados pessoais do candidato solicitados na Ficha Digital de Inscrição é imprescindível os seguintes dados: número de Cadastro de Pessoa Física do candidato (CPF); o número de inscrição/ões do/a candidato(a) no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nas Edições de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e/ou 2022, e renda familiar per capita. A Renda familiar per capita é a razão entre a renda familiar bruta mensal e o total de pessoas da família residentes no mesmo domicílio.

O candidato que tiver interesse em participar do sistema de concorrência por regime de cotas deverá fazer essa opção no ato da inscrição, não sendo possível a alteração do sistema de concorrência após divulgação da Lista dos Candidatos Inscritos.
Para o processo seletivo, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso será feita por meio de dois sistemas de concorrência, sendo por Acesso Universal (Ampla Concorrência) e por Reserva de Vagas. A Reserva de Vagas obedecerá:
  • 20% para candidatos/as ao regime de cotas para Negros/as (pretos/as e pardos/as) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
  • 10% para candidatos/as ao regime de cotas para Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
  • 10% para candidatos/as ao regime de cotas para Residentes em Mato Grosso do Sul;
  • 5% para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD);
  • 10 % para professores da rede pública de ensino.
Informações sobre o processo de inscrição estão disponíveis nos links: www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind e www.uems.br/diretoria/ded.

Fonte: Assessoria de Comunicação com informações da UEMS
Autor: Angela Bezerra