25 ABR 2023
Fundação Hospitalar prioriza atendimentos de urgência e emergência
A Secretaria Municipal de Saúde de Costa Rica está fazendo um importante alerta para toda a população: é necessário procurar os Postos de Saúde para consultas médicas de rotina e deixar o atendimento da Fundação Hospitalar apenas para casos de urgência e emergência. A medida foi tomada devido ao grande número de pessoas que estão buscando atendimento no hospital, mesmo para casos que podem ser resolvidos nos postos de saúde.

Segundo o secretário municipal de saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, a superlotação do hospital está prejudicando o atendimento aos pacientes que realmente necessitam de cuidados emergenciais. Ele destaca que é fundamental a colaboração da população para que todos possam receber um atendimento digno, humanizado e de qualidade.

A diretora da Fundação Hospitalar, Rogéria Eiks Paes Barbosa Platero, reforça o pedido da Secretaria Municipal de Saúde e ressalta que os postos de saúde estão preparados para atender a demanda de pacientes que precisam de consultas médicas de rotina. Ela enfatiza que é importante que todos sigam as recomendações para que o atendimento na cidade possa ser feito de forma eficiente.

Rogéria Eiks, destaca também que, “todo atendimento na Fundação Hospitalar de Costa Rica é baseado na Escala de Manchester, um método de triagem muito utilizado no setor de saúde, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes. Ao chegar na unidade de saúde, os pacientes passam por esse processo de triagem, que identifica o nível de gravidade em cada caso. 1. Vermelho: significa emergência. O paciente deve ser atendido imediatamente. 2. Laranja: muito urgente. 3. Amarelo: casos urgentes, nos quais a gravidade é moderada. 4. Verde: pouco urgente, é indicado para os casos menos graves. 5. Azul: não urgente”, completa.

A Secretaria Municipal de Saúde de Costa Rica ressalta que a colaboração da população é essencial para que todos possam ser atendidos de maneira adequada e eficiente. Qualquer dúvida, os moradores podem procurar o posto de saúde mais próximo ou a Secretaria Municipal de Saúde para esclarecimentos, através do telefone  67 3247 7065