20 ABR 2023
Avança pavimentação da MS-316, entre Costa Rica e Paraíso das Águas
Fotos: Divulgação Agesul
No caminho de Costa Rica à Paraíso das Águas, a obra de pavimentação da MS-316 avança com serviços de terraplanagem e aplicação de sub-base, base e capa asfáltica em TSD (Tratamento Superficial Duplo) – técnica constituída por duas aplicações de ligante asfáltico. Na prática, o trecho está em preparação para receber o revestimento conhecido como CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um dos mais utilizados em rodovias brasileiras.

A obra da MS-316 é considerada estratégica para a logística do Estado, já que a rodovia será mais um eixo de integração das regiões Norte e Bolsão, atendendo o deslocamento das pessoas e beneficiando o escoamento da produção agropecuária – soja, milho, cana de açúcar e eucalipto, entre outras culturas.

Com 33% de execução, a pavimentação do lote 1 da rodovia, composto por 30,80 quilômetros, é tocada pela construtora São Cristóvão e fiscalizada pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul). O investimento do Estado chega aos R$ 72,1 milhões.

“As obras de pavimentação contribuem com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Essa da MS-316 vai ligar regiões produtivas e contribuir com o crescimento do Estado. Estamos trabalhando para atender as demandas da população”, afirmou o secretário Hélio Peluffo, da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística).

Segundo a Agesul, os dispositivos de drenagem da rodovia já foram instalados e aproximadamente 25 quilômetros de terraplanagem já estão concluídos, assim como 18 quilômetros de sub-base, base e TSD. A obra deve ser concluída até fevereiro de 2024, conforme contrato.

Em outro ponto da MS-316, o Estado, por meio da Agesul, investe R$ 13,9 milhões na obra de implantação e pavimentação do anel viário de Paraíso das Águas. O serviço ocorre no trecho de 4,16 quilômetros da rodovia que vai da MS-223 até a BR-060.

Autor: Bruno Chaves, Comunicação Seilog/Agesul