11 ABR 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Costa Rica recebe capacitação de Panificação e Confeitaria a partir desta terça
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
A cidade de Costa Rica recebe a partir desta terça-feira (11), mais uma edição do curso de Panificação e Confeitaria, promovido pelo Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, através da SEMAD (Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento). O curso acontece na unidade móvel estacionada na Praça Manoel Romualdo Gonçalves e tem como objetivo desenvolver habilidades e capacidades técnicas específicas nos alunos, permitindo um maior desempenho e melhores resultados no mercado de trabalho.

Na abertura do curso, o vice-prefeito Roni Cota ressaltou a importância de capacitar as pessoas para o mercado de trabalho. “Para atender a oferta de emprego, o profissional precisa estar capacitado, portanto essa oportunidade gratuita vai de encontro ao anseio de quem está em busca de uma vaga. Parabéns aos participantes por buscarem capacitação e aperfeiçoamento rumo ao crescimento profissional”, disse ele.

Durante seis dias e com carga horária de 48 horas, os participantes vão aprender e praticar diversas técnicas de panificação e confeitaria, sempre seguindo as normas sanitárias e técnicas de medidas e quantidades. Alguns dos produtos preparados incluem pães doces, baguetes, bolos rápidos confeitados, fatia húngara, tranças doces, pão de leite, pão de cebola, entre outros.

Além de aprender a manejar utensílios e máquinas para otimizar sabores, texturas e cores, os alunos também tem a oportunidade de desenvolver competências em empreendedorismo. O curso vai gerar renda para as mulheres que participam, permitindo que elas apliquem seus conhecimentos para abrir seus próprios negócios ou melhorar suas atividades já existentes.

Já o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins ressaltou a importância da parceria com o Sebrae/MS para a realização do curso e reforçou o a disponibilidade do Governo Municipal em para apoiar iniciativas que possam gerar desenvolvimento econômico e social em Costa Rica.

A abertura do curso contou ainda com a presença da coordenadora pedagógica do Sebrae/MS, Angélica Felizardo Pereira, além do subsecretário de Desenvolvimento do município, Airton Ruiz Pereira.

Em fevereiro de 2022, através da parceria, 16 pessoas também foram capacitadas no mesmo curso.