11 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Reunião discute medidas para reforçar segurança em instituições de ensino de Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
O Poder Público de Costa Rica se reuniu nesta segunda-feira (10) com o CONSEG (Conselho Municipal de Segurança), Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros para discutir o reforço na segurança nas escolas e CEIs (Centros de Educação Infantil) do município. O encontro foi motivado pelos recentes casos de violência à comunidade escolar no país.

Para o prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos, "é indispensável essa imersão no desenvolvimento de ações para garantir a segurança e integridade física dos nossos estudantes e profissionais, mantendo um ambiente de ensino seguro, distante de ameaças, pânico e ataques. Esse é um compromisso do Poder Público e de toda sociedade", afirmou o gestor.

Durante a reunião, foram debatidas várias medidas para prevenir ataques contra a vida de estudantes, docentes e demais servidores, mas muitas delas esbarram nas leis, como a revista de bolsas, mochilas e alunos. Ainda assim, foram apresentadas outras alternativas viáveis, como a instalação de portas com detectores de metais, a identificação de guardas e a ampliação do sistema de monitoramento através de câmeras de segurança.

Outra medida importante discutida é a realização de treinamentos e capacitações para os profissionais que atuam nas escolas e CEIs, para ações rápidas em caso de emergências visando garantir a integridade física de todos.

Na oportunidade a secretária municipal de Educação, Maria Almeida, também reforçou que é fundamental que as medidas de segurança sejam adotadas em conjunto com a comunidade escolar. "Precisamos trabalhar juntos para garantir a segurança de nossos alunos. É importante que pais, professores, funcionários e gestores estejam engajados nessa causa", destacou.

Importante ressaltar que em Costa Rica, através da parceria entre o Poder Público com as forças de segurança, viaturas das Polícias Civil e Militar, bem como do Corpo de Bombeiros reforçam a segurança nas instituições de ensino através de rondas e abordagens de casos suspeitos.

O crescimento recente de ataques em escolas em diversas regiões do país tem aumentado a preocupação e promovido debate sobre segurança escolar em todo o estado.

Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista c/ Angela Bezerra Jornalista