13 MAR 2023
IDOSO
Costa Rica assina termo de adesão aos Jogos da Melhor Idade de MS 2023
Na última sexta-feira (10), o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, assinou o termo de adesão do município aos Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul 2023.

O prefeito costarriquense destaca que as competições para idosos são oportunidades de promover o espírito esportivo, a cidadania e valores, além de difundir os valores do esporte entre os idosos. Com apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Câmara de Vereadores e do Projeto Conviver, os atletas representarão Costa Rica em modalidades coletivas e individuais, aumentando a visibilidade do município no cenário esportivo estadual.

Os Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul objetivam instrumentalizar os municípios de Mato Grosso do Sul e sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, proporcionando canais de comunicação, o convívio social, a promoção da autoestima, troca de experiências com as demais gerações, contribuindo para a qualidade de vida e reversão da imagem do idoso em nossa sociedade.

O acesso ao esporte e ao lazer é um dos direitos da pessoa idosa, assegurados oficialmente conforme Carta Magna Brasileira e demais Legislações Específicas desse segmento, como Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso, entre outros, documentos norteadores do desenvolvimento das Políticas Públicas voltadas para essa população.

De acordo com o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges Daniel, a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), órgão responsável pela condução da Política Pública de Esporte e Lazer no Estado, propõe a realização dos Jogos da Melhor Idade de MS, com a intenção de incentivar o idoso sul-mato-grossense à prática esportiva como forma de melhoria de qualidade de vida, bem como oportunizar o intercâmbio entre as instituições que atuam com o idoso nos municípios do Estado.

A competição tem duração de três a cinco dias, em diversas modalidades como atletismo, bocha, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, sinuca, tênis de mesa, truco ponto acima, voleibol adaptado e xadrez.

As competições dos Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul 2023 estão previstas para outubro.