08 MAR 2023
Autoridades acompanham ações da ESF rural na comunidade da Lagoinha
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom - PMCR
Nesta quarta-feira (8), o prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos e o vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, acompanharam de perto as ações da Estratégia de Saúde da Família (ESF) rural na comunidade da Lagoinha, distante 42 km do município.

A ESF Rural é um modelo de atenção primária à saúde que busca promover a saúde e prevenir doenças, por meio de equipes de saúde multidisciplinares que atuam de forma integrada e próxima à comunidade. Na Lagoinha e região, a ESF é responsável por atender as famílias, que antes tinham dificuldades de acesso aos serviços de saúde.

Durante a visita, o prefeito e o vice-prefeito puderam conhecer de perto as ações da ESF Rural na comunidade, como a realização de consultas, testes rápidos, atividades educativas e de promoção à saúde. Eles também conversaram com moradores da comunidade e ouviram suas demandas e sugestões.

O prefeito, Cleverson Alves, ressaltou a importância da ESF na melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem na zona rural de Costa Rica e destacou os investimentos que a prefeitura tem feito na área da saúde. "Estamos investindo em equipamentos, infraestrutura e capacitação dos profissionais para garantir um atendimento de qualidade à população, sobretudo às comunidades mais isoladas. E vamos melhorar ainda mais as condições desse atendimento", afirmou.

Já o vice-prefeito, Roni Cota, destacou a importância da participação da população no processo de cuidado com a saúde. "A ESF Rural não é apenas uma equipe de profissionais que atende as pessoas, mas sim um trabalho em conjunto entre a equipe e a comunidade, que deve ser participativa e colaborativa para garantir melhores resultados", destacou.

A visita dos gestores municipais à comunidade da Lagoinha reforça o compromisso da prefeitura de Costa Rica com a melhoria da saúde da população e com a valorização das comunidades rurais do município.

Para a moradora da Lagoinha, Carminda de Souza Dias, a ação da Saúde é muito importante para os moradores da comunidade. “Eu fico muito contente em ser atendida aqui e ter esse tratamento diferenciado, a gente já economiza uma ida na cidade. Isso ajuda muito. Obrigada prefeito Cleverson Alves e vice, Roni Cota. Não temos o que reclamar, somente agradecer”, comentou.