24 FEV 2023
COVID-19
Covid-19: institucionalizados do Lar dos Idosos são os primeiros a receber vacina bivalente em Costa Rica
Fotos: Divulgação Secretaria de Saúde
A campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19 segue em Costa Rica. Na última quinta-feira (16), 18 idosos e 6 trabalhadores de Saúde de longa permanência do Lar Recanto dos Idosos Roberto Lopes Gonçalves foram os primeiros a serem vacinados com o novo imunizante que protege as pessoas do vírus primário da Covid-19 e suas variantes, como a Ômicron.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.

Em Costa Rica, a Secretaria Municipal de Saúde aderiu como estratégia iniciar à aplicação no público idoso e deve avançar por faixa-etária e para os demais públicos a medida em que novas doses forem enviadas pelo Ministério da Saúde.

As doses foram aplicadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde que destaca, a vacina bivalente é uma dose de reforço. “Para receber a vacinação é preciso estar com o esquema primário completo, ou seja, ter recebido no mínimo duas doses das vacinas monovalentes. Também é preciso observar o intervalo de quatro meses. Somente após cumprir o esquema primário, é que as pessoas podem ser vacinadas com o imunizante bivalente”, frisou uma das enfermeiras.

José Rodrigues de Oliveira, de 70 anos, é um dos que residem no lar que aproveitou com alegria a novidade. Ele era trabalhador rural polivalente, e comemorou pela vacina. “É fundamental receber esta vacina para nos proteger contra esse vírus que já ceifou tantas vidas. Receber mais esta dose de uma vacina tão atualizada como esta é maravilhoso e nos dá mais segurança para passarmos mais este ano com saúde”, disse.

Vacina bivalente

Para quem ainda tem dúvidas sobre o que é a vacina bivalente, o secretário de Saúde de Costa Rica, Jovenaldo Francisco dos Santos, esclarece. “A vacina bivalente garante a imunização tanto do vírus primário da Covid-19 quanto das suas variantes, como a Ômicron, por exemplo. Em resumo, é uma vacina que garante uma proteção ainda maior para a população”.