30 JAN 2023
COINTA
Com representantes de 14 municípios, Costa Rica sedia encontro do Norte Forte
Na última sexta-feira (27) aconteceu no Parque Municipal Salto do Sucuriú, no Auditório Ambiental e Cultural Valdir Justino de Almeida, a primeira reunião 2023 do Norte Forte MS 2030. Organizado pelo Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari), Sebrae e com o apoio da Prefeitura de Costa Rica, o movimento busca o desenvolvimento da região Norte de Mato Grosso do Sul através de políticas voltadas ao turismo, comércio, políticas regionais, educação e agronegócio e contou com a presença de lideranças de diferentes segmentos de 14 municípios.

Conforme o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, o objetivo da reunião é o fortalecimento e o desenvolvimento da região Norte do MS, onde os municípios participam das ações pró-desenvolvimento.

“Há duas classes de pessoas importantes para uma sociedade, o empregador e o trabalhador. São esses que geram riquezas e rendas, que fazem o nosso país caminhar e, portanto, precisam ser valorizadas, já que uma complementa a outra. Nosso município tem sempre voltado os olhos para a geração de emprego e renda e pretendemos continuar a parceria com o Sebrae para fortalecer ainda mais este segmento, com ações efetivas do Norte Forte que ajudam a dar visibilidade para o desenvolvimento da nossa região”, disse o gestor ao abrir o evento.

Para o vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, a união de forças para o objetivo em comum faz a diferença no movimento. “Nossa região possui um grande potencial, mas infelizmente ainda precisamos superar alguns gargalos. Isso será possível com a união das capacidades de cada município integrante deste movimento, visando o crescimento e bem comum de toda região”, avaliou ele.

Na oportunidade o coordenador e líder da cidade de Coxim, Saimon Cândido, apresentou uma retrospectiva dos trabalhos, projetos e metas do Norte Forte MS 2030. O evento contou ainda com atividades dinâmicas e participação dos representantes de todos os municípios.

Costa Rica foi a anfitriã do primeiro encontro e traçou as diretrizes que serão empreendidas nos próximos meses com a orientação do Sebrae/MS.

*Movimento Norte Forte MS*

O Movimento Norte Forte MS teve origem a partir do Programa LIDER (Liderança para Desenvolvimento Regional). Organizado pelo Sebrae a proposta do programa é estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável por meio de uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças. Participa ativamente empresários, executivos, gestores municipais e representantes de entidades da sociedade civil.

Através da agenda de desenvolvimento, identificou-se as demandas, apresentando metas com ações focadas na geração do desenvolvimento econômico através de macro-objetivos: agronegócio e turismo; trabalho e renda plenos e adesão da sociedade ao Movimento Norte Forte.
Autor: Angela Bezerra