05 JAN 2023
SAÚDE
Secretaria de Saúde reforça ações de prevenção contra dengue, zika e chikungunya
Fotos: Fundação Oswaldo Cruz / Agência Fiocruz de Notícias
Com a chegada da estação chuvosa, é necessário redobrar as ações de cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti. A combinação entre o maior volume de chuvas e as altas temperaturas, trazem as condições ambientais favoráveis para que a população do inseto aumente, iniciando, consequentemente, um ciclo de transmissão dessas doenças.

Com o objetivo de reduzir os riscos de ocorrência de casos, os 13 agentes das equipes que atuam no combate ao Aedes aegypti, da Secretaria Municipal de Saúde de Costa Rica iniciou uma série de ações, como orientação dos profissionais, alinhamento de estratégias nas microáreas e sensibilização da população quanto aos cuidados necessários para o combate ao vetor, conforme preconiza o PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue). A meta é manter o município com índice abaixo de 1%.

O coordenador municipal de Endemias, Geandro dos Santos Almeida, ressalta que esse é o momento certo para enfrentamento das arboviroses, já que estamos no verão e principalmente, devido a ocorrência do volume de chuvas. “É importante reforçar o apelo à população, para que cada morador tire pelo menos 10 minutos do seu tempo por semana e dê uma olhada geral no seu quintal para eliminar os possíveis focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da doença”, disse.

Para o secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, a gestão municipal está investindo na qualificação de supervisores e no trabalho de campo dos Agentes de Controle de Endemias, qualificando e orientando quanto ao serviço que precisa ser realizado junto à população. “Intensificar as ações de combate à Dengue, além conscientizar e envolver a população nas atividades de prevenção, é esse o nosso propósito maior. Vamos unir e fazer o melhor por nossa cidade. Prevenir é melhor que remediar”, argumentou o gestor.

Cenário atual

O ano de 2022 não apresentou as características de um ano epidêmico das arboviroses em Costa Rica, conforme dados do SINAN Online (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), de 21 de dezembro.

Na posição no ranking em relação aos 79 municípios de MS, em casos confirmados Costa Rica ocupou a posição 41 do total com 66 casos. Campo Grande ficou em primeiro com 8.322 casos confirmados. Já em incidência de casos confirmados de dengue, a cidade ficou na posição 44, teve um acréscimo de 312,2 em relação a 2021. A maior incidência foi de Chapadão do Sul com 3.730,9 (Quanto mais alta é a posição, maior é a incidência).

Em óbitos, Costa Rica perdeu uma mulher de 66 anos em 20 de maio. Campo Grande registrou 7 percas por óbito diagnosticado por dengue.

A dengue é uma doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. Fatores de risco individuais determinam a gravidade da doença e incluem idade, comorbidades (doenças pré-existentes) e infecções secundárias.

Combate ao vetor

O Aedes deposita seus ovos nas paredes de recipientes. Quando eles se enchem de água, os ovos eclodem e geram as larvas, que se transformam em pupas e depois mosquitos. A população precisa, então, verificar o seu domicílio, eliminando os possíveis focos e interrompendo a transmissão dessas doenças.

Medidas Importantes

A principal ação que a população tem que fazer é se informar, conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa acumular, em qualquer época do ano. Além do Aedes Aegypti transmitir a Dengue hoje o mosquito tornou-se um dos maiores inimigos da saúde pública por transmitir também o vírus Zika e a Febre do Chikungunya.

As principais medida de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:
● Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
● Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
● Manter caixas d'água bem fechadas;
● Remover galhos e folhas de calhas;
● Não deixar água acumulada sobre a laje;
● Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
● Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
● Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
● Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
● Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
● Acondicionar pneus em locais cobertos;
● Fazer sempre manutenção de piscinas;
● Tampar ralos;
● Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
● Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
● Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
● Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
● Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
● Catar sacos plásticos e lixo do quintal.