27 DEZ 2022
Inscrições de qualificação profissional no IFMS vão até 8 de janeiro
Inscrições para 1.553 vagas em cursos de qualificação profissional à distância de espanhol e inglês básico, operador de computador e vendedor do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) vão até 8 de janeiro.

Para Costa Rica estão disponíveis, 25 vagas para Operador de Computador, 25 para Inglês Básico I e 25 vagas para Espanhol Básico I.

O processo seletivo é gratuito e devem ser feito através da página do Candidato da Central de Seleção. Os cursos são de FIC-EaD (Formação Inicial e Continuada à Distância) e têm duração média de quatro meses. A seleção será por sorteio eletrônico, sem prova de ingresso.

O quadro completo de vagas com a escolaridade e a idade mínima exigidas para cada curso, os dias e turnos dos encontros presenciais, se houver, bem como o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção do IFMS.

O IFMS disponibilizou 14 polos presenciais para os cursos, sendo sete em cidades onde o Instituto tem unidades - em Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Além disso, outros sete são em Costa Rica, Amambai, Antônio João, Camapuã, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo e Sonora.

Os inscritos serão selecionados e classificados por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 12 de janeiro, sob responsabilidade do Cread (Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância) do IFMS.

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados. O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado no dia 16 de janeiro. A classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para o dia 19.

Os candidatos aprovados e convocados para os cursos de línguas deverão realizar prova de nivelamento entre 20 e 24 de janeiro. O resultado da prova será divulgado no dia 27. As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro. Caso haja vagas disponíveis, uma nova chamada será feita no dia 9. O início das aulas está previsto para o período entre 27 de fevereiro e 4 de março.

Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista c/ Paulo Ricardo Gomes