A Prefeitura de Costa Rica – MS por meio da Secretaria de Municipal de Saúde através da equipe de Controle de Vetores iniciou na segunda-feira (14), o “Arrastão DE Limpeza no Combate a Dengue” que será realizado em todo o Município de Costa Rica e distrito da Laje.
A secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal, enfatiza que o objetivo do arrastão é recolher todo tipo de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, tais como latas, plásticos, garrafas, etc. “A previsão de gasto com o arrastão é de R$ 30.000,00 reais, com contratação de diaristas, luvas de couro, sacarias e locação de caminhão”, esclarece Adriana Tobal.
A ação deverá durar cerca de 10 a 15 dias até ser realizada em toda a área trabalhada. “Se todos participarem, se conscientizarem deixando seus quitais limpos e livres de criadouros com certeza terão em Costa Rica um verão sem dengue”, destaca Adriana Tobal.
O coordenador da equipe de Controle de Vetores, Geandro Almeida, enfatiza que a ação visa interromper a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e eliminar potenciais criadouros do inseto. A ação deverá contar com o auxílio de 24 colaboradores e 11 agentes de controle de vetores, que vão visitar os imóveis para a retirada de criadouros e simultânea orientação aos moradores.
“Todo quintal que estiver entulho em demasiado, ou seja, causando risco à saúde pública o morador será notificado no ato pelos agentes do controle de vetores, e em uma possível reincidência encaminhado para Promotoria de Justiça para medidas cabíveis”, alerta o coordenador de Controle de Vetores, Geandro Almeida que lembra que a dengue já ceifou a vida de 30 pessoas somente no ano de 2013 em Mato Grosso do Sul.
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas através do telefone (67) 3247 7017.