Os beneficiários do Programa Bolsa Família de Costa Rica – MS participaram na noite do último dia 09 de outubro, no Conviver – Centro de Convivência do Idoso de uma reunião com representantes da Enersul sobre a redução da conta de energia elétrica.
Durante o encontro os participantes receberam dicas de economia doméstica, além de receberem informação sobre o Programa Eficiência Energética da empresa, que visa à troca de geladeiras velhas e lâmpadas incandescentes para reduzir os gastos.
A inclusão de Costa Rica no projeto deve-se ao esforço do prefeito Waldeli dos Santos Rosa em manter o Município adimplente perante o Estado e a União. “Conseguimos o programa por cumprirmos determinações federais”, aponta Waldeli, que destacou a importância do programa para famílias de baixa renda. “Com o programa, a redução de consumo energético em uma casa é bastante significativa”, destaca.
O secretário Municipal de Assistência Social, Waldomiro Bocalan ‘Biri’ destaca que a proposta do programa é feita a partir da troca de lâmpadas incandescentes pelas chamadas lâmpadas frias e a troca da geladeira por uma nova com selo Procel de eficiência.
Segundo levantamento técnico da Enersul, a troca traz uma economia de pelo menos 25%. As geladeiras velhas têm um consumo oito vezes maior que o de uma geladeira nova com certificação de eficiência. Por Lei, a Enersul é obrigada a investir 0,5% do seu faturamento em ações para reduzir o consumo de energia. Para ter a geladeira trocada, o consumidor deve ser de baixa renda, estar ligado ao Programa Bolsa Família, estar com as contas de energia em dia e ser o titular da conta.
“A partir de agora, a próxima etapa é um trabalho de cadastramento e visita aos clientes que têm esses benefícios para verificar a necessidade de trocar a geladeira e as lâmpadas”, explica o subsecretário de Assistência Social, Antônio Félix ‘Tonin Félix’.