25 OUT 2022
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Costa Rica resgata tradição de brincadeiras em Jogos Culturais com mais de 230 participantes
Fotos: Kayne Almeida - Assecom - PMCR
As ações foram realizadas no último domingo (23), no período das 7h às 11h30min, no Centro de Eventos Ramez, pelo Governo de Costa Rica por intermédio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), com participação das secretarias de Esportes e de Saúde, para resgatar brincadeiras e jogos culturais como queimada, bets e soltar pipa, conhecidas na região e na cidade.

Houve uma grande participação das famílias por ser realizado num domingo, estiveram presentes 40 alunos na modalidade Pipa, 60 na modalidade Bets, e 130 na Queimada, esse ano com uma novidade, a participação dos alunos do Pré II da Educação Infantil.

A proposta do evento foi resgatar as brincadeiras infantis tradicionais, visando promover atividades recreativas para as crianças e adolescentes e envolver, além dos professores, os pais.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, devido ao excesso de uso de recursos tecnológicos, as crianças têm perdido o sentido do brincar e interagir socialmente umas com as outras e, até mesmo, pouco valorizam atividades recreativas coletivas, bem como a história de seus pais que contemplam brincadeiras e jogos tradicionais como pipa, bets e queimada. “Dessa forma, promovemos uma interação entre crianças e adultos, reconectando suas relações de convivências, além de estimular a afetividade entre crianças e cuidadores por meio do resgate cultural das brincadeiras e jogos infantis que são culturalmente tradicionais na região”, justifica.

De acordo com o coordenador do Desporto Escolar, professor Rubens Pereira Lima, o ato de brincar é um processo de humanização, no qual a criança aprende a conciliar a brincadeira de forma efetiva, criando vínculos mais duradouros. Assim, as crianças desenvolvem sua capacidade de raciocinar, de julgar, de argumentar, de como chegar a um consenso, reconhecendo o quanto isto é importante para dar início à atividade em si.

A secretária interina de Educação, Maria Almeida, resumiu em poucas palavras a realização dos jogos culturais. “Compreendemos que brincadeiras e jogos tradicionais constituem formas de socialização, porque o ato de brincar resgata a cultura, retoma histórias sobre as manifestações culturais, promove interações entre as próprias crianças, bem como com seus adultos cuidadores”, argumentou a gestora.

Confira os resultados finais:

Bets:

Amanda Machado E.M. Prof. Adenocre Alexandre de Morais
12 – Técnica e Originalidade
Kelvyn Gustavo E.M. Fábio Rodrigues Barbosa
Participação: 28 Alunos receberam medalhas de participação na modalidade de Pipa.