27 SET 2022
EDUCAÇÃO
Escolas e CEIs de Costa Rica recebem ações de conscientização na Semana Nacional do Trânsito
A Semana Nacional do Trânsito 2022, realizada em todo país de 18 e 25 de setembro, envolveu as crianças dos CEIs (Centros de Educação Infantil) e alunos das Escolas Municipais de Costa Rica numa série de ações e atividades com o objetivo de conscientizar toda a sociedade sobre a necessidade de um trânsito mais seguro.

A iniciativa é realizada pelo Governo Municipal, através da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito), com apoio do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito), Polícia Militar e Coordenadoria de Educação para o Trânsito.

Com o tema “Juntos salvamos vidas”, a ação coordenada contou com pit stop para adesivagem de veículos e distribuição de panfletos na avenida José Ferreira da Costa, divulgação nas redes sociais e entrevista na rádio com dicas de segurança. Também foram desenvolvidas atividades interdisciplinares nas instituições como rodas de conversa sobre o tema, músicas, diversas brincadeiras e circuitos, atividades em folha, semáforo, confecção de carrinhos com caixa de papelão fazendo sua utilização na faixa de pedestre, além de palestras com os professores Rubens Pereira Lima, Luiz Carlos dos Santos, em parceria com o diretor do DEMUTRAN, Abrão Santana e Rosângela Rosa.

Para a secretária municipal interina de Educação, Maria Almeida, com a abordagem do tema dentro e fora da sala de aula, os estudantes também se tornam agentes multiplicadores das informações potencializando o desenvolvimento de valores para a construção de um trânsito mais humano.

“De forma lúdica, nossas crianças participaram das atividades que abordam as boas práticas no trânsito. É importante este tipo de trabalho, pois as crianças levam o que aprenderam para casa e cobram isso dos pais, além disso, no futuro estas crianças serão adultas e praticarão o que aprendem hoje”, destaca a gestora.

Conforme o professor Rubens Pereira, as crianças também fazem parte do trânsito e a rede de ensino, através de parcerias, com apoio da família tem um papel fundamental em conscientiza-las sobre a importância dos bons hábitos. “A atitude correta no trânsito garante a preservação da vida e este assunto deve ser de responsabilidade de todos. Todas essas ações aconteceram na Rede Municipal de Ensino, em consonância com o tema Contemporâneo Educação para o Trânsito”, justifica o docente.

Autor: Angela Bezerra