19 SET 2022
Curso de Artesanato de Bordado Livre qualifica 13 mulheres na Rica Trama
Fotos: Silvestre de Castro / Gustavo Pelicano - Assecom / PMCR
Fruto da parceria do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o Sindicato Rural de Costa Rica e o SENAR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS), aconteceu de 13 a 16 de setembro, na Rica Trama, o curso presencial de Artesanato de Bordado Livre que qualificou 13 mulheres.

O objetivo geral do curso foi desenvolver a arte de bordar utilizando os pontos do bordado livre. A programação contou com eixo mobilizador - normas de segurança no trabalho - a arte e a história do bordado - apresentação de peças - materiais utilizados - confecção do mostruário de pontos - bordado na fronha, na sacola, no pano de prato e na toalha de mesa.

De acordo com a instrutora, Maria Célia Bazzana, o curso propicia qualificação profissional atrelada ao eixo tecnológico produção cultural e design. Visa ao atendimento a mulheres com trajetória de vidas diversas, com experiências que necessitam de um saber formal como um projeto de vida, primando pelos valores humanos e o exercício da cidadania, priorizando-se a elevação da renda familiar.

“Para as mulheres que participam do Rica Trama, é muito importante o curso, pois através dessa qualificação elas podem gerar renda sem sair de casa. Elas foram muito aplicadas, caprichosas e disciplinadas. Não faltaram nenhum dia. Costa Rica está de parabéns pelo evento e pelas participantes. Foi uma manifestação de carinho, do coração para as mãos”, destacou a instrutora.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, a reabertura da Rica Trama na atual gestão, atende mais uma promessa de campanha do prefeito municipal e está proporcionando bons resultados para as mulheres que participam.

“É um espaço para que fiquemos sempre juntas numa linguagem de arte, emoção, cores e boas conversas. A vida aqui se torna bem mais leve o convívio do dia a dia. Estamos concluindo mais um curso de suma importância para melhorar a atuação destas mulheres. Fez-se inclusão social, é uma extensão da casa delas, além de aprender uma profissão, àquelas que aperfeiçoarem os artesanatos têm a oportunidade de ter uma renda a mais. Agregar valores e aumentar sua receita não tem preço”, explicou a gestora.

A coordenadora da Rica Trama, Rute Corrêa de Amorim, comentou que esse curso além de dar conhecimento para as mulheres fazerem as peças, também ajuda no controle emocional e evita a depressão colaborando com o convívio social. “Não desfazemos os grupos, sempre estamos mantendo contatos e nos reunindo. Abrindo novas participações e novos cursos.   Além de ser um aprendizado pessoal que proporciona às participantes a confecção de materiais pessoais, também abre a possibilidade de uma nova forma de renda pessoal”, justifica a coordenadora Rute Corrêa.

Para a manicure e dona de casa, moradora do bairro Sonho Meu V, Ana Lúcia Ferreira Domingues, sua participação no Curso de Bordado Livre foi muito importante, por estar saindo de uma depressão. “Me trouxe alegria e felicidade. Nunca tinha pegado numa agulha, foi a primeira vez, estou muito satisfeita. O pouco que aprendi, para mim se transformou em muito. O aprendizado vai me ajudar como terapia e vai aumentar minha renda. Estou muito feliz de ter participado, obrigada a Rica Trama e aos parceiros”, argumentou a cursista.

O curso teve um momento de confraternização com a realização de um delicioso lanche preparado no local, com a participação de todas cursistas, equipes da Assistência Social e CRAS que prestigiaram as atividades finais.

Serviço
A Rica Trama está localizada à Rua José Inácio Rodrigues, 227, no Jardim Afonso. Mais informações com a coordenadora Rute Corrêa, telefone: (67) 999967815.