08 SET 2022
SECRETARIAS
Costa Rica dá exemplo de patriotismo e reúne mais de 5 mil pessoas em desfile cívico-militar
Costa Rica vivenciou um momento ímpar na tarde desta quarta-feira, 7 de setembro, ao reunir mais de 5 mil pessoas na avenida José Ferreira da Costa para o desfile cívico-militar, dando um verdadeiro exemplo de patriotismo em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil.
Ao abrir oficialmente o evento, o perfeito em exercício, Roni Cota, ressaltou a relevância do desfile cívico-militar como forma de celebrar uma data tão significativa para o país.

“É uma alegria enorme vivenciar este momento inédito de patriotismo em nossa cidade. São 200 anos da Independência do Brasil, 200 anos de uma nação democrática, livre e unida. Agradeço a participação e colaboração de todos no nosso desfile cívico-militar, especialmente ao 47º Batalhão de Infantaria, o Corpo de Bombeiros da Capital e as Bandas de Aporé (GO) e Alto Taquari (MT) que vieram especialmente abrilhantar ainda mais o nosso evento”, comentou o gestor.

Com bandeiras do Brasil empunhadas, celular na mão para garantir os melhores cliques e uma garrafa do tradicional tereré do lado para reforçar a hidratação, os familiares chegaram cedo e lotaram as arquibancadas especialmente montadas para o evento.

“Vim cedo porque meu netinho precisava ir pra concentração e eu já peguei um lugarzinho bom pra assistir todo o desfile”, justificou a dona de casa Maria da Silva Costa, que prestigiou o desfile do neto, Lucas Gomes Costa, estudante da Escola Municipal Cívico-Militar Prof. Adenocre Alexandre de Morais.

O evento contou com a presença do prefeito licenciado, Cleverson Alves dos Santos; da presidente da Câmara Municipal de Vereadores, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral; do Comandante do Policiamento de Área II, 1º coronel Gil Alexandre da Rocha; do comandante do 47º Batalhão de Infantaria, coronel Wanderlino Moreno Júnior; do comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de Costa Rica, aspirante a oficial Cláudio Mendes; do comandante do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, capitão Samuel Pedroso Borges; do comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Giovani da Costa; do delegado de Serviço Militar, 1 º tenente Wilson Geraldo de Oliveira; do comandante da Polícia Militar Ambiental de Costa Rica, subtenente Itamar de Souza Borges; do secretário de Educação e Cultura de Chapadão do Sul, Guerino Perius; além de vereadores, secretários, subsecretários e autoridades civis, militares e eclesiásticas do município.

O desfile

Imponente, a banda do 47º Batalhão de Infantaria abriu a passagem pela avenida José Ferreira da Costa seguida pela vanguardeira 1ª Companhia de Fuzileiros com o 1º Pelotão expondo material anti-tumulto, logo após o 2º Pelotão equipado com material de operação na faixa de fronteira e o 3º Pelotão equipado com materiais de operação em aero móveis, além da mascote do Guerreiro Pantaneiro.

Em seguida a Câmara Municipal veio representada pelos pares, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, portando a bandeira do Brasil, Rosângela Marçal, com a Bandeira de Mato Grosso do Sul, Evaldo Paulino com a bandeira de Costa Rica e Waldomiro Bocalan (Biri) com a bandeira da Casa de Leis.

As Escolas Municipais e Estaduais também passaram pela avenida, cativando o público com muita alegria e entusiasmo, trazendo a história das instituições desde a sua fundação, metodologia de ensino, quadro de gestores e profissionais, além de mensagens de inspiração. Destaque para a Escola Municipal Cívico-Militar Prof. Adenocre Alexandre de Moraes que iniciou suas atividades este ano, com apoio do Corpo de Bombeiros, e surpreendeu o público com uma apresentação demonstrando muita disciplina e patriotismo.

Quem também arrancou muitos aplausos foram os Desbravadores, da Igreja Adventista do 7º Dia, que atualmente conta com quatro clubes em Costa Rica: Clube Shallon, Clube Kerygma, Clube Exército Real e Clube Stellarium. O grupo foi seguido da AJAN (Associação de Jovens Amigos da Natureza) que tem como finalidade promover atividades públicas e sociais, na formação de jovens e sua integração social.

O Projeto Florestinha também levou para a avenida as 160 crianças e adolescentes atendidas pelo trabalho socioeconômico desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental com apoio da Prefeitura de Costa Rica e Câmara Municipal.

Menina dos olhos costarriquense, a Banda Municipal Laerte Souza da Costa, deu um verdadeiro show em sua apresentação e ganhou reforço com a visita de duas outras bandas regionais que enriqueceram, ainda mais, culturalmente o evento. A Banda de Percussão Emerson Pannebecker de Alto Taquari (MT) composta por 40 integrantes apresentou as músicas “Saudade da Minha Terra” e “Believer”, já a Banda Marcial Municipal Olhos de Águia – BAMBOA- de Aporé (GO) composta por 58 integrantes  trouxe como reportório as músicas “Anunciação”, “Medley de 60 dias apaixonados e Moreninha Linda”.

As forças de segurança pública também trouxeram seu esplendor marcante para o desfile. O 2º  Pelotão da Polícia Militar de Costa Rica desfilou com seu efetivo de viaturas, bem como  os servidores da Unidade Regional de Perícias de Costa Rica, a Polícia Militar Ambiental e os militares do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente.

Encerrando o desfile, o grupo de Amigos de Motociclistas de Costa Rica e a ACKCR (Associação Clube de Kart de Costa Rica) reforçaram a importância do esporte em Costa Rica que cada vez ganha mais espaço e valorização.
Autor: Angela Bezerra