05 SET 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Núcleo de Mediações de Conflitos comemora 5 anos de implantação em Costa Rica
Há cinco anos Costa Rica conta com o Núcleo de Mediação de Conflitos Investigador Maurício Bortoluzzi Cadore, um espaço anexo a Delegacia de Polícia Civil, voltado para a resolução consensual de questões de família, de sociedade ou de vizinhança, por exemplo, por meio de conciliação e mediação. Para celebrar a data, uma cerimônia foi realizada na manhã desta segunda-feira (5), em frente à sede do Núcleo, na presença de diversas autoridades municipais.

Inaugurado em 4 de setembro de 2017, o Núcleo de Mediação de Conflitos de Costa Rica foi pioneiro em Mato Grosso do Sul. Desde a sua inauguração já foram realizados 917 atendimentos, uma média de 2 mil pessoas beneficiadas.

O prefeito de Costa Rica em exercício, Roni Cota, destacou a relevância do Núcleo para a sociedade. “Os números mostram que o espaço promove o diálogo e o consenso entre as partes e tem se tornado, cada vez mais, um importante elo de ligação para a sociedade. É um método alternativo e eficiente na resolução de conflitos, menos oneroso e que incentiva a pacificação social”, destacou o gestor.

Para a coordenadora do Núcleo, Augusta Dias, “uma sociedade pacificada começa pelo diálogo, todos os conflitos são gerados pela falta de uma boa conversa. Quando sentamos e conversamos resgatamos laços de amizade, amor ou respeito. Ninguém perde quando se há um bom entendimento entre as partes envolvidas, pois, é mostrado a visão do lado oposto e um é colocado no lugar do outro", explicou ela.

O delegado titular da Delegacia de Polícia Civil, Caique Ducatti, falou da importância da parceria celebrada entre a Prefeitura Municipal com apoio da Câmara de Vereadores, Conselho de Segurança do Município, a Atvos, e a Expresso Nepomuceno com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio da Delegacia Geral da Polícia Civil para a implantação do Núcleo de Mediação de Conflitos Investigador Maurício Bortoluzzi Cadore.

“Nós temos hoje em Costa Rica a melhor Delegacia em termos estrutural graças à parceria com o Governo Municipal e neste contexto o Núcleo de Mediações surgiu para aperfeiçoar os instrumentos utilizados pela Polícia Civil. Temos também a Delegacia com o menor número de inquérito do Estado e um trabalho prestado com excelência, com colaboradores satisfeitos e emprenhados”, completou Ducatti.

Novo delegado adjunto

Na oportunidade também foi apresentado o novo delegado adjunto, Jhonny Monteiro, que além de somar foças junto ao delegado titular, Caique Ducatti, também vai chefiar o Núcleo de Mediação de Conflitos Investigador Maurício Bortoluzzi Cadore.

“ A Delegacia de Costa Rica é referência, é um exemplo a ser seguido e as vezes quem está aqui não tem a dimensão do trabalho que é feito e o resultado alcançado. É muito mais fácil chegar numa unidade que está bagunçada e colocar em ordem do que chegar em uma unidade que já é nota 10, pois a gente chega com a responsabilidade de somar forças para continuar prestando um serviço de excelência. Agradeço ao delegado Caique pela confiança e a toda equipe de policiais e colaboradores pela receptividade. Tenho a certeza de que Costa Rica foi a melhor escolha e por isso me comprometo a dar o meu melhor”, ressaltou Monteiro.

Também participaram da cerimônia o presidente do Conseg, Rodrigo Wenceslau; o gerente de Pessoas e Administração da Unidade Costa Rica da Atvos, Chafick Fair Luedy; os secretários municipais Márcia Alves (Políticas Públicas para Mulheres), Fernando Barbosa (Agricultura e Desenvolvimento) e Jovenaldo Francisco dos Santos (Saúde), o subsecretário de Desenvolvimento, Roberto Paes; o procurador geral do Município, Rogério Coelho; o comandante da Polícia Militar de Costa Rica, aspirante a oficial Mendes; a presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal, Camila Silva Siqueira; os procuradores jurídicos do Município, Sarah Magiollo e Edson Rodrigues Chaves, policiais civis e militares, equipe do Núcleo de Perícias, advogados e servidores.
Autor: Angela Bezerra