05 SET 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Sucesso em Costa Rica, Programa Cinturão Verde poderá ser implantado em Figueirão
Fotos: Divulgação - SEMAD
Desenvolvido pela Prefeitura de Costa Rica, através da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento) com apoio da Câmara de Vereadores, o Programa Cinturão Verde vem mudando a vida de dezenas de produtores rurais do município. Com o objetivo de conhecer o funcionamento do programa visando futuramente implementa-lo, na última sexta-feira (2) uma caravana do município de Figueirão, acompanhada por técnicos da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), visitou o Cinturão Verde de Costa Rica.

A recepção foi feita pelo gestor da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), Fernando Barbosa Martins, e pelos agricultores da Associação Vitória que integram o Programa Cinturão Verde.

“O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do programa do Cinturão Verde, seus benefícios e a importância do apoio a agricultura familiar. Ficamos muito satisfeitos em receber a equipe de Figueirão, que tem sido nossa parceira em diversas ações”, destaca o secretário.

O Cinturão Verde dá importante contribuição para a agricultura com tecnologias inovadoras associadas que garantem a melhor qualidade das produções, resistência a pragas e doenças, durabilidade, rendimento e boas condições físicas, contribuindo com o gosto e com as escolhas dos consumidores.

As plantações mais comuns dentro deste segmento na agricultura são, basicamente, a cebolinha, rúcula, coentro, salsinha/salsa, agrião, rabanete, quiabo, vagem, alface, berinjela, entre outras.

SCFV

Na manhã da sexta-feira, a equipe da SEMAD também recebeu os idosos do grupo do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos integra o conjunto de serviços do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para o planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida.

Na ocasião, foram ofertadas aos visitantes hortaliças como couve, alface, rúcula e cheiro verde.

Autor: Silvestre de Castro com Angela Bezerra