17 AGO 2022
Costa Rica é campeã no Ciclismo e vice na Natação no JEMS em Campo Grande
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom - PMCR
Alunos-atletas de Costa Rica conquistaram dois importantíssimos troféus para a cidade durante o JEMS (Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul) realizado de 12 a 14 de agosto em Campo Grande. Os representantes de Costa Rica faturaram o título de campeão no ciclismo e o 2ª lugar na natação, além de medalhas de ouro, prata e bronze na disputa da fase individual.

Os adolescentes de 12 a 14 anos – masculino e feminino, que participaram do atletismo, badminton, ciclismo e natação fizeram bonito e garantiram duas vagas na seleção de MS para os Jogos Escolares Brasileiros, que acontecem de 31 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).

O prefeito Cleverson Alves dos Santos parabenizou os atletas pelo desempenho na competição. “É com muito orgulho que parabenizo toda a delegação por representar nossa cidade tão bem. Temos nos empenhado em oferecer todo o apoio e incentivo ao esporte nas mais diversas modalidades e acompanhando os trabalhos realizados pelas Secretarias de Educação e de Esportes”, disse o gestor costarriquense.

Para o secretário municipal de Esportes, Artur Baird, os desafios fortalecem cada vez mais a equipe, que vem se destacando em competições estaduais e nacionais. “Sei que não é fácil a vida de esportista, pois a rotina exige muitos sacrifícios e disciplina, mas acima de tudo, a vontade de vencer e alçar voos mais altos está permitindo que cada um deles coloque o nome de Costa Rica na elite do esporte estadual e nacional”, destaca.

Segundo o coordenador do desporto escolar, professor Rubens Pereira Lima, JEJUMS reuniu mais de 800 alunos-atletas entre 12 e 14 anos, que representaram 38 municípios de Mato Grosso do Sul. Os campeões de cada modalidade vão representar o Estado na fase nacional dos Jogos da Juventude, no Rio de Janeiro (RJ), em setembro.

O maior evento esportivo-escolar do estado foi organizado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). Nesta etapa, 38 municípios foram representados: Costa Rica, Amambai, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bodoquena, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sonora, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

Natação e Ciclismo

No Ciclismo, Amanda Candido Lopes da Escola Municipal Francisco Martins Carrijo venceu a prova de velocidade individual com o tempo de 1min53. Na prova por pontos individual feminino de 7 voltas, a atleta conquistou 15 pontos e ficou em primeiro lugar. Na prova de resistência feminino de 35 minutos + 1 volta, Amanda Lopes conquistou 13 pontos e classificou em 1º lugar. A pontuação geral da atleta foi 39 pontos, venceu as três provas em 1º lugar, subiu ao topo do pódio e conquistou três medalhas de ouro e o troféu de campeã do Ciclismo, carimbando o seu passa porte para representar MS nos Jogos Escolares Brasileiros.

Na Natação, em piscina de 25 metros, feminino, na pontuação final, Costa Rica ficou em 2º lugar com 177,00 pontos. Já no masculino, ficou em 2º lugar, também, com 145,00 pontos. Tanto a equipe feminina quanto a masculina, obtiveram êxito na competição e além da conquista de medalhas de ouro, prata e bronze, trouxeram para o município o troféu de vice-campeã da Natação e também garantiu participação e representatividade de MS no certame nacional.

Outros Destaques

Rogner Felix Da Silva, 13º lugar na classificação final no Lançamento do Disco (1 kg) – masculino com a marca de 19,07.

Ana Beatriz Ribeiro Ruiz Machado, 3º lugar nos 80 metros c/ Barreiras – feminino com o tempo de 15.6.

Gleicielly de Melo Aparecido, 7º lugar nos 80 metros c/ Barreiras – feminino com o tempo de 17.4.

Katrini Micaella Gomes, 4º lugar Salto em Distância – feminino com a marca de 40,3.

Mickael Lucas dos santos, 3º lugar nos 80m – masculino com o tempo de 9.9

Miguel Antonio Portugues Alves, 6º lugar nos 800m – masculino com o tempo de 2.31.9

Wesley Henrique Rocha da Silva, 14º lugar no Lançamento do Dardo (600g) – masculino – com a marca de 17,52.

Rogner Felix da Silva, 8º lugar no Arremesso do Peso (4 kg) – masculino com a marca de 9,52.

Isabela Donegá de Souza, 3º lugar 800m – feminino por tempo e em 5º no geral, com o tempo de 3.00.6.

Mickael Lucas dos Santos, 3º lugar 150m – masculino com o tempo de 19.1.

Luiz Arthur Eugênio de Souza, 8º lugar 2000m – masculino com o tempo de 8.09.9.

Miguel Antonio Portugues Alves, Mickael Lucas dos Santos, Gabriel Morila de Freitas, Pablo Henrique Araujo Barros e Wesley Henrique Rocha da Silva, 7º lugar Revezamento 5x80m – masculino com o tempo de 54.3.

Pablo Henrique Araujo Barros, 12º lugar Salto em Distância – masculino com a marca de 4,62.

Ana Beatriz Ribeiro Ruiz Machado, Isabela Donegá de Souza, Katrini Micaella Gomes, Lais Corado Dias e Gleicielly de Melo Aparecido, 5º lugar no Revezamento 5x80m – feminino com o tempo de 1.03.2.

No mapa de classificação geral das equipes feminino, Costa Rica ficou em 7º lugar com 25 pontos e ocupando, também, a 7ª colocação no masculino com 21 pontos.

Caio Ferreira da Silva, 5º lugar no Badminton individual masculino e em 13º Luiz Fernando Azevedo.

Caio Ferreira da Silva e Luiz Fernando Azevedo, 7º lugar no Badminton duplas masculina.

Emanuelly Ferreira dos Santos, 8º lugar no Badminton individual masculino.

Confira aqui a Galeria de Fotos