Ir para o conteúdo

Prefeitura de Costa Rica - MS e os cookies: Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
OK
Prefeitura de Costa Rica - MS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUL
06
06 JUL 2022
SECRETARIAS
Em sua 2ª edição, Meu Bairro é Show intensifica ações no grande São Francisco
Foto Noticia Principal Grande
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
enviar para um amigo
receba notícias
PROCESSANDO ÁUDIO
O Governo de Costa Rica em parceria com a Câmara de Vereadores e demais colaboradores, disponibilizaram cerca de 20 serviços públicos durante a 2ª edição do “Meu Bairro é Show”, realizado neste sábado (2), em frente a ESF (Estratégia de Saúde da Família), localizada no bairro São Francisco. Uma série de trabalhos foram executados simultaneamente como um complemento às atividades de cuidado com a cidade, que já acontecem diariamente nos quatro cantos de Costa Rica, levando ações direcionadas aos bairros e focadas em atender às necessidades de cada região. Ao todo foram realizados quase mil atendimentos.
 
Ações sociais, de saúde, prestação de serviços diversos, tecnologia da informação, cidadania, cultura e lazer, sendo ofertados gratuitamente aos moradores. A iniciativa teve como objetivo aproximar ainda mais o cidadão com as ações e projetos do Executivo e do Legislativo, além de dar uma atenção especial ao bairro e tornar mais eficiente as estratégias para solução dos desafios da gestão pública.
 
O prefeito Cleverson Alves dos Santos acompanhou de perto o trabalho de todos no evento e interagiu com os moradores do bairro, ouvindo atentamente às reivindicações apresentadas. “Tenho compromisso com uma gestão voltada para valorizar o ser humano, fazendo a inclusão social e facilitando a vida de todos, é meu dever como prefeito de Costa Rica”, justifica ele.
 
De acordo com o vice-prefeito, Roni Cota, o poder público e seus parceiros estão fazendo a diferença no Meu Bairro é Show.
 
“É um momento importante essa aproximação do poder público com a população. Nós acreditamos no potencial das nossas comunidades e dos moradores dos nossos bairros. Aqui estamos para não só ouvir a nossa gente, mas também para acatar as reivindicações de melhorias sugeridas e transformar em realidade. Cada bairro tem a suas individualidades e as suas prioridades e por mais que o legislativo nos reporta esses anseios, a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores se unem nesse tipo de ação e sempre estará à disposição de todos. Deixo aqui o abraço da nossa gestão e venho agradecer imensamente, aos servidores públicos costarriquenses que estão servindo a população com dedicação e profissionalismo”, reforçou o vice-prefeito.
 
A presidente do Legislativo, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, também participou ativamente da ação e parabenizou o prefeito e toda a organização pela iniciativa. Na oportunidade a vereadora também apresentou algumas reivindicações ao Executivo, entre elas a construção de uma quadra poliesportiva na praça, quebra-molas, revisão do IPTU, melhorias na rede de esgoto.
 
“É uma honra e uma alegria poder estar presente no 2º Meu Bairro é um Show. Sou moradora do bairro e acompanho de perto os anseios do grande São Francisco. Apresentei emenda impositiva destinada a Secretaria de Saúde para melhorias e ampliação da ESF do bairro no valor de R$ 50 mil e esperamos que os moradores possam desfrutar desses momentos. Nós vereadores nos colocamos a disposição da população para receber também as suas demandas”, destacou a presidente.
 
O evento também contou com a presença de autoridades locais, líderes religiosos e com a participação do Coral Sou do Bem, das Polícias Ambiental, Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), Sala do Empreendedor, Procon (Superintendência Orientação e Defesa do Consumidor), entre outros.
 
Atendimentos e serviços
 
Os atendimentos foram realizados das 13 às 17 horas com a participação de todas as secretarias, autarquias municipais e parceiros nesta ação. Dentre os serviços oferecidos estão atividades esportivas e atrações culturais pela Secretaria de Educação (SEMED), jogos de mesa, brincadeiras, pinturas com tintas em papel e faciais, leituras e contação de histórias, entre outros. 15 servidores atenderam mais de 300 crianças.
 
A Secretaria de Saúde fez 183 atendimentos como Aferição de Pressão Arterial, verificação de Glicemia, 46 Vacinações contra Influenza e 41 contra covid-19 (calendário adulto e infantil: influenza e Covid-19), 90 testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, 3 atendimentos médicos e 3 coletas de citopatológico, além de orientação sobre Limpeza, escovação e aplicação de Fluor, Educação em Saúde distribuiu panfletos sobre dengue, covid-19, febre amarela, raiva e outros, além de exames preventivos. Foram distribuídos 244 kits de escovação e higiene bucal.
 
Por meio do Castramóvel, a Vigilância em Saúde agendou 16 castrações de gatos e cães machos e cadastrou outros pedidos do gênero para novos procedimentos.
 
A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento além de orientar os pequenos agricultores e a população em geral, fez a doação e entrega de 250 cestas verdes.
 
A Secretaria de Assistência Social esteve presente e ofertou a população do bairro serviços de atendimento diversos. O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e sua equipe técnica participou do “Meu Bairro É Show”, prestando orientação sobre Direitos Violados, entregas do cartões com endereço e número do telefone para Denuncias, bem como todos os serviços ofertados pelo CREAS e CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Os 38 colaboradores da Secretaria de Assistência Social participaram da ação. Houve muita procura por serviços da Oficina das Oportunidades, onde a equipe juntamente com Gilson Paniago orientou a todos. SERVIÇOS: RG – 30 novos e 30 segundas via; Habitação e Moradia Inacabadas: 4 atendimentos e 1 visita in loco; Stúdio Menina Moça – Sara Gonçalves (8 mãos, 7 sobrancelhas) e Stúdio Kate Kayane Ferro (9 sobrancelhas) – 63 escovas, hidratação e cortes; Cabeleireira Elsa Almeida - 7 escovas e hidratação; Cabeleireira Lucy Félix – 10 cabelos e escovas; Amanda Cabeleireira – 6 escovas; Erika Joseane Gabriel Cabeleireira - 2 cabelos e escovas; Josemar Cabeleireiro - 27 cortes de cabelo; Barbearia Santos (Leandro|) 4 cortes de cabelo; Olegário Salão Barboza) 7 cortes de cabelo e Rejane Angélica Rodrigues 5 plásticas dos pés. Atendimento BPC - 11 pessoas; Atendimento CAD Único - 34 pessoas; Agendamento - 21 pessoas; Assistente Social - 16 pessoas atendidas.
 
Na área de trabalho e profissionalização, com três servidores na ação, a Casa do Trabalhador fez 3 atendimentos e diversas impressões de currículos e encaminhamentos às vagas de emprego, realizando seleção de pessoal para as vagas de trabalho capitaneadas no município, além de orientações para emissões de Carteiras de Trabalho e de requerimento de seguro desemprego. Também foi enfatizado os cursos de qualificação que são disponibilizados.
 
A Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura levou 8 servidores para o evento e distribuiu panfletos de divulgação turística e diversos atendimentos com indicações na mesa para mais de 150 pessoas. Um vídeo institucional do Município com os principais pontos turísticos foi exibido ao público presente e teve um apresentação do Museu Interativo Prof. Nelson Silva Soares, além da conscientização e informações à população do bairro sobre Coleta Seletiva de Lixo e distribuíram 200 picolés às crianças. 
 
O Departamento de Cadastro da secretaria de Administração e Finanças fez diversos atendimentos ao cidadão, como emissão guias de IPTU, parcelamentos, consultas e negociações, ISS, licenças para empresas e pedidos de avaliações de imóveis, prestando assistência e orientações gerais aos visitantes.
 
A Subsecretaria de Administração trabalhou com 5 servidores e disponibilizou dois pula-pulas e distribuiu 700 picolés, 400 pipocas e 400 pacotinhos com doces para as crianças presentes.
 
O Procon de Costa Rica tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Tendo por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Município, com servidores presentes, fez 8 atendimentos envolvendo operadoras de telefonia, 4 de sistema financeiro, 3 envolvendo universidades, 5 consultas à Serasa, 10 encaminhamentos da Caixa Econômica Federal e 3 orientações sobre taxa do lixo.
 
A Sala do Empreendedor fez 5 atendimentos para facilitar a vida dos empreendedores com os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). Várias dúvidas foram tiradas dos empreendedores durante palestras.
 
O SAAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto levou uma equipe composta por 9 servidores, fez 4 atendimentos de ligação de esgoto sanitário social, diversos atendimentos de instrução de ligação, ministrou palestra sobre atendimentos na autarquia, sistema de abastecimento de água e sua qualidade, como funciona o sistema de esgoto sanitário. A equipe esteve comprometida em tirar as dúvidas vindas da comunidade local e oferece uma série de programas educativos sobre o uso consciente da água, cada um deles voltado a um público específico e todos realizados com o objetivo de evitar o desperdício e promover a economia desse bem essencial, tão valioso à vida.
 
A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento além de orientar os pequenos agricultores e a população em geral, disponibilizou 7 servidores e entregou 250 cestas verdes.
 
O coral Sou do Bem da Casa da Sopa foi uma das atrações do evento. Apresentou-se para o público e cantou músicas para alegrar ainda mais o ambiente, mostrando a cultura para os moradores do bairro. Com destaque para a música, Eu quero apenas, dos compositores Erasmo Carlos e Roberto Carlos. Que destaca... “Eu quero ter um milhão de amigos...” com o maestro John Colman.
 
A Procuradoria Jurídica fez diversas orientações e formalizou três assistência judiciárias gratuitas à comunidade durante os atendimentos do Meu Bairro é Show no São Francisco, sendo um pedido de escritura de doação, cancelamento de débitos e dúvidas acerca de cirurgia de alto risco.
 
O Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) que objetiva formar condutores, fiscalizar e administrar o trânsito de veículos fez 35 atendimentos no evento e tirou dúvidas da população referentes à habilitação, consulta débitos de veículos, licenciamento e sobre circulação de veículos.
 
O serviço do Posto de Identificação da Polícia Científica da SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) fez 30 agendamentos de 1ª via da cédula de identidade e 30, de 2ª via na parceria com a Assistência Social. O atendimento programado está ocorrendo desde a segunda-feira (4) e se estende até o final da semana.
 
Para prevenir e evitar acidentes domésticos nas cozinhas das residências, que podem trazer risco à vida e à integridade da população, o Corpo de Bombeiros Militar de Costa Rica, 19º Grupamento ministrou palestra, recomendando medidas e protocolos para serem seguidos na utilização, armazenamento e conservação de panelas de pressão, botijões, mangueiras e reguladores de gás. Casos envolvendo vazamentos de gás ou explosão provocada pelo uso incorreto da panela de pressão, exemplos de ocorrências que podem ameaçar a segurança das famílias.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos do evento.



 
Fonte: Assessoria de Comunicação - PMCR
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista
Seta
Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia