27 JUN 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Criada Associação dos Piscicultores de Costa Rica e Região
Fotos: Kayne Almeida - Assecom - PMCR
Foi realizada na última sexta-feira (24), na sala de reuniões do paço municipal, na cidade de Costa Rica, a assembleia de fundação e eleição da diretoria e conselho fiscal da APROPEIXE (Associação dos Piscicultores de Costa Rica e Região).

O objetivo da entidade, além da organização da comunidade envolvida, é estimular a produção de peixes na região, primando pelo desenvolvimento sustentável de cada propriedade rural participante; é unir forças para buscar incentivos e novas técnicas de produção e ainda facilitar conjuntamente a comercialização e escoamento daquilo que for produzido.

Dentro das ações do Programa AgroRica, o Governo Municipal de Costa Rica, por meio da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento) em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Senar-AR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS) e Sindicato Rural, oferece todo suporte necessário via programa ‘Negócio Certo Rural’, para fomentar a implantação da Piscicultura no Município, e com isso incentivou à criação da primeira Associação dos Piscicultores de Costa Rica e Região.

Durante todo processo de discussão, elaboração do estatuto e eleição da diretoria, o grupo contou com o apoio e orientação da equipe e parceiros da SEMAD que estiveram presentes em todas as reuniões, conduzindo os trabalhos.

De acordo com o secretário da pasta, Fernando Barbosa Martins, com a associação formalizada, haverá muitos benefícios para o produtor, que poderá trabalhar de uma maneira organizada, com um enfoque na produção e na comercialização. “Serão muitos benefícios, a começar na aquisição de insumos, pois terá melhores preços, fazendo assim o custo da produção reduzir o suficiente para garantir o lucro do produtor”, completa Barbosa.

Na ocasião foi escolhida por aclamação para um mandato de 2 anos, a diretoria e o conselho fiscal, sendo eleito para presidente da APROPEIXE, Aparecido Lacerda de Jesus Inácio, secretário Daniel de Souza Martins, Tesoureiro Jovair Garcia Souza, Suplente José Carlos Agulhó; Conselho Fiscal (titulares) – Marco Suel Santos Almeida, Wesley Campos Machado, Adão Amorim da Silva e suplente, Antônio Furquim de Campos.

A APROPEIXE é uma instituição civil, sem fins lucrativos, composta por elementos da cadeia produtiva da piscicultura de Costa Rica e região e terá como meta, realizar convênios com órgãos governamentais, e não governamentais com mútua colaboração entre os sócios, visando à prestação, pela entidade, de quaisquer serviços que possam contribuir para o fomento e racionalização das atividades agropecuárias e para melhorar as condições de vida de seus integrantes, com especial ênfase na divulgação de matérias relacionadas a técnicas de produção e manejo, mercado e preços, melhoria de qualidade e de produtividade e preservação do meio ambiente.