27 JUN 2022
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Nadadora de Costa Rica fatura duas medalhas de ouro e troféu de 3º lugar na 9° Copa Brasil de Águas Abertas
Apesar do “peso” da responsabilidade de representar Costa Rica e também Mato Grosso do Sul em alto mar, a atleta costarriquense Maria Fernanda Margonar, de apenas 13 anos, disputou com maestria a 9° Copa Brasil de Águas Abertas e ainda se tornou a primeira nadadora do município a faturar duas medalhas de ouro e um troféu de bronze na competição, realizada nos dias 25 e 26 de junho, em Fortaleza (CE).

Com apoio do Governo Municipal, a nadadora que integra a Equipe APAN (Associação de Pais e Amigos da Natação), tem como treinador, o professor Anderson Viana Gonçalves (Anderson Bob).

“O que mais chama atenção na Maria Fernanda é a força de vontade dela, o amor pela natação e a humildade. Ela treina com a gente desde 2018 e apesar do pouco tempo de treinamento a nadadora já é destaque representando o município e também o estado”, aponta Bob.

Apesar de sempre ter treinado em piscinas, Maria Fernanda desbancou grandes nomes da natação brasileira em águas abertas e chegou na frente na prova de 2,5km na categoria 13 e 14 anos, ficando na 5ª posição no geral. Já na prova de 5km, também na categoria 13 e 14 anos, a costarriquense fez bonito mais uma vez, faturando a medalha de ouro e a 3ª colocação no geral, o que lhe rendeu o troféu de bronze da competição.

“Fico muito feliz de participar de uma prova de natação no mar e ainda trazer para Costa Rica duas medalhas e um troféu, obtidos em uma competição de nível nacional”, destaca ela.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, o incentivo ao esporte é de suma importância. “Não canso de dizer que Costa Rica é berço de grandes atletas. Crianças, jovens e adultos que merecem nosso incentivo e apoio constantes. O esporte resgata, contribui com a saúde física e mental, além de propiciar diversas alegrias como estas que a Maria Fernanda não para de nos proporcionar a cada competição que disputa levando o nome de Costa Rica por onde passa”, frisa o gestor.

Maria Fernanda começou a treinar natação em 2018, integrou a APAN em 2019 e participa de competições municipais, estaduais e nacionais na categoria infantil 1. Ele se prepara agora para encarar o Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno, a última prova deste semestre, que acontece de 12 a 16 de julho, na piscina do Praia Clube em Uberlândia (MG).

Autor: Angela Bezerra