06 MAI 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Costa Rica vai fomentar a Piscicultura e a criação da 1ª Associação de Produtores de Peixes
Dentro das ações do Programa AgroRica, o Governo Municipal de Costa Rica, por meio da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento) em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS) e Sindicato Rural, está realizando via programa ‘Negócio Certo Rural’, o fomento para implantação da Piscicultura no Município, e com isso incentivando à criação da primeira Associação de Produtores de Peixe.

Ministrados por Filipe Cipriano e Monique Mayra Vargas Barrueco, o ‘Negócio Certo Rural’ teve cinco encontros com duração total de 46 horas. O objetivo é qualificar os agricultores familiares na área de piscicultura e incentivar a produção, conforme determinação do prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos.

Na tarde desta quinta-feira (5), o Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins, juntamente com técnico da Agraer, Alan Novaes participaram do encerramento do curso Negócio Certo Rural sobre Piscicultura, realizado na sede do Sindicato Rural Patronal.

O programa ‘Negócio Certo Rural’ foi dividido em etapas que consistem na realização do diagnóstico da propriedade rural, identificação das ideias do negócio, descrição do negócio, consultoria de avaliação da ideia do negócio. Também está incluído a verificação da viabilidade do negócio, organize e administre o negócio e, por fim, consultoria de gestão da propriedade.

Filipe Cipriano, instrutor do Senar-MS, detalha como o programa será desenvolvido. “O primeiro deles é para o diagnóstico da propriedade, quando fazemos o levantamento da área, os pontos fortes e fracos e quais as oportunidades que podem ter. A partir daí, ele vai desenvolver essa ideia de negócio, para chegar ao último encontro com esse plano de negócio construído. Esse último é uma consultoria, é uma visita. Cada produtor vai ter uma visita exclusiva na propriedade”, explicou o instrutor do Senar.

Negócio Certo Rural

O NCR (Negócio Certo Rural), é um programa de curta duração (46 horas), que visa fomentar a gestão da propriedade rural por meio da capacitação, focando no empreendedorismo.

O projeto orienta os produtores e realiza o diagnóstico da propriedade, apresentando a viabilidade do negócio, contribuindo para o relacionamento do produtor com o mercado.

Conforme o Senar-MS, o NCR é oferecido a todos os produtores rurais atendidos nas vertentes de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS, e auxilia na análise diagnóstica da atividade rural.

Autor: Silvestre de Castro