02 MAI 2022
COVID-19
De 1ª à 4ª dose, vacinação contra Covid-19 continua nas Unidades de Saúde de Costa Rica
Costa Rica segue esta semana o ritmo intenso de vacinação contra a Covid-19. De segunda a sexta-feira estão disponíveis da primeira à quarta dose de aplicação do imunizante de forma escalonada nas Unidades de Saúde do Município. A ação acontece das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, podem tomar a D1 (1ª dose) todas as crianças de 5 anos acima.
A D2 (2ª dose) com Pfizer pediátrica está disponível para crianças de 5 a 11 anos, que tomaram a 1ª dose até 28 de fevereiro e de Coronavac para crianças de 6 a 11 anos, que tomaram a 1ª dose até 30 de março. A 2ª dose também segue disponível para adolescente de 12 anos acima.

A D3 (3ª dose) está disponível para pessoas acima de 18 anos com intervalo de 4 meses da 2ª dose, bem como para adolescentes de 12 a 17 anos, imunocomprometidos com intervalo de 2 meses da 2ª dose.

Já para a D4 (4ª dose) a vacinação está aberta para pessoas de 50 anos acima, trabalhadores da saúde acima de 18 anos e imunocomprometidos de 18 anos acima com intervalo de 4 meses da 3ª dose.

Ainda conforme a Secretaria, para tomar a 1ª dose é necessário apresentar Cartão SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência e Caderneta de Vacinação, no caso de crianças. Para as demais doses é necessário apresentar CPF e comprovante da última dose recebida.

Vale ressaltar que para vacinar crianças é obrigatória a presença dos pais ou responsável, munidos de documentos pessoais que comprovem o parentesco ou responsabilidade legal.  Caso não seja possível o comparecimento, o acompanhante da criança deve apresentar o Termo de Consentimento (clique aqui para imprimir), assinado pelos pais ou responsável, comprovando a autorização para que a vacina possa ser administrada.

Confira onde vacinar contra Covid-19 durante esta semana:

Segunda-feira: Unidade de Saúde Vale do Amanhecer
Terça-feira: Unidade de Saúde Vila Nunes