20 ABR 2022
Solenidade marca troca de secretário municipal de Saúde de Costa Rica
Uma solenidade simbólica realizada no fim da tarde desta terça-feira (19), na Câmara Municipal, formalizou a troca do secretário municipal de Saúde de Costa Rica. A partir desta quarta-feira (20), o vereador licenciado, Jovenaldo Francisco dos Santos, assume a pasta depois que o ex-prefeito, Jesus Queiroz Baird, anunciou a saída do cargo para tratar de assuntos pessoais e tratamento de saúde.

Baird havia assumido o cargo de secretário em março de 2021 após a saída de Juliana Oliveira Dias Corrêa. À frente da Secretaria, o gestor superou com êxito os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e deu sua importante contribuição ao município, participando de diversas ações, aquisição de novos equipamentos e da implantação do Centro de Hemodiálise Andreza Cristina Pereira da Costa bem como do Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho.

“Hoje entrego o bastão ao Jovenaldo com a sensação de dever cumprido e de ter dado o melhor de mim. Ele prontamente atendeu ao nosso convite, já que preciso deixar o cargo neste momento para tratar de assuntos pessoais e da minha saúde. A Secretaria de Saúde é uma demanda contínua e durante a pandemia exigiu muito mais de todos nós, principalmente com a suspensão de diversos tratamentos médicos, mesmo assim fizemos o nosso melhor para atender toda a população. Não completamos tudo o que foi sonhado, mas agradeço a oportunidade e a confiança do prefeito Cleverson e desejo o melhor ao novo secretário”, destacou Jesus Baird.

O novo secretário destacou que pretende fazer uma gestão democrática, humanizada e obedecendo os limites orçamentários, mantendo o bom desempenho de outros gestores que estiveram à frente da pasta.

“Após uma reflexão sobre toda a minha carreira e de perceber a boa aceitação da população quanto ao meu nome para assumir o cargo, decidi aceitar o convite feito pelo prefeito Cleverson e pelo ex-prefeito Jesus Baird. O objetivo a partir de agora e continuar o bom trabalhado feito por todos os outros gestores que me antecederam, conduzindo a Secretaria de forma democrática, dentro dos limites orçamentários do município e sempre respeitando as pessoas. O meu pedido é que todos os profissionais de saúde façam um atendimento com amor, pois ser tratado com amor já diminui 90% da dor de um paciente. Contando com a compreensão e paciência de todos, quero cumprir mais ume vez esta missão dada por Deus de continuar cuidando das pessoas”, completou Jovenaldo.

O prefeito Cleverson Alves dos Santos agradeceu ao secretário anterior pela dedicação e empenho à frente da Secretaria de Saúde e deu as boas-vindas ao novo gestor da pasta.

“Foi um ano desafiador para a pasta por conta da pandemia da Covid-19, com registros de casos positivos e mortes, porém o nosso secretário e toda equipe de profissionais se mantiveram firmes inclusive com evoluções e o desenvolvimento de ações significativas, que possibilitaram dar continuidade no atendimento à população. A saúde é um desafio constante, por isso agradecemos os relevantes serviços prestados pelo amigo Jesus Baird neste último ano, mas que neste momento pediu para deixar o cargo para tratar de assuntos pessoais e precisa da nossa compreensão. Agradeço também ao Jovenaldo por aceitar este desafio, por somar conosco e trabalhar ainda mais pelo povo, temos a certeza que a Secretaria de Saúde continuará em boas mãos”, completou o prefeito.

O evento também contou com a presença da diretora de assessoramento regional, Adriana Tobal; do vice-prefeito Roni Cota; a presidente da Câmara Municipal, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral; os vereadores Averaldo Barbosa, Adair Tiago, Evaldo Paulino, Rayner Moraes e Rosângela Marçal; os secretários municipais Airton Ruiz (Governo), Maria Barbosa (Educação), Artur Baird (Turismo), Uriel Carvalho (Administração e Finanças), Fernando Barbosa (Agricultura e Desenvolvimento), Evair Gomes (Assistência Social), os subsecretários municipais Anivaldo Martins (Obras) e Reinaldo Valim (Administração); o presidente da Fundação Hospitalar, José Simplício; a diretora da Fundação Hospitalar, Rogéria Eiks; o diretor do SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Cesarino Cândido;  padre Wilkson Mendes; pastor Osmar Gomes, entre outras autoridades municipais e a imprensa local.

Histórico do empossado
Jovenaldo Francisco dos Santos nasceu em 18 de julho 1966, em Cassilândia (MS), e é o primogênito do casal João Francisco dos Santos e Romilda Cândida dos Santos.

Em 1972 a família se mudou para o Distrito da Lage onde o avô montou comércio e um tempo depois para Costa Rica onde os pais se tornaram servidores públicos.

A paixão por política começou na infância, graças a influência do avô, de quem também herdou ensinamentos sobre honestidade, valorização familiar, religião e a importância de cuidar dos menos favorecidos.

Aos 11 anos, quando a família atravessou dificuldades financeiras por conta de atraso salarial, Jovenaldo sentiu o reflexo da má administração pública e partir daí começou a trabalhar em farmácia para ajudar no sustento da casa.

Entre 1993 e 1995 Jovenlado fez curso técnico em farmácia. Em 1987 casou-se com Rayler Klener Costa Lemos Santos com quem teve 3 filhos. Adquiriu sua primeira farmácia também em 1987 em sociedade com o sogro, onde toda a família trabalhava atendendo a população em domicílio 24 horas, ficando conhecido popularmente como Juvenal da Farmácia. A dedicação rendeu frutos de expansão e atualmente conta com duas redes.

Jovenaldo também tem formação em magistério, em administração de empresas e em gestão em saúde. Foi secretário municipal de Saúde entre 2010 e 2012 e exercia seu terceiro mandato como vereador em Costa Rica.

Uma das pautas mais defendidas por Jovenaldo sempre foi o acesso de saúde com qualidade para todos.

Autor: Angela Bezerra