13 ABR 2022
PROJETOS
Audiência Pública define que Feira do Produtor permanecerá no mesmo local com amplas e modernas instalações
Em Audiência Pública realizada na tarde desta terça-feira (12), na Câmara de Vereadores, feirantes, pequenos produtores, comerciantes e a comunidade em geral definiriam que a Feira do Produtor de Costa Rica permanecerá na avenida José Francisco da Silva e receberá amplas e modernas instalações.

Criado pelo Departamento de Engenharia do Município, o novo projeto para a Feira foi apresentado durante a audiência. Com um investimento estimado em R$ 3,5 milhões, a proposta prevê ampliação no número de boxes, praça de alimentação coberta, novo sistema de iluminação, novos sanitários destinados ao público feminino e masculino, ambos com acessibilidade para pessoas com deficiência – PcD, palco para apresentação cultural, além do pórtico de entrada e paisagismo no local.

Conforme o engenheiro Emanuel dos Santos, atualmente a Feira do Produtor conta com 36 boxes medindo 4 m² cada, com uma extensão de 73 metros de comprimento e 9 de largura, uma área total de 657 m². Com a revitalização, a Feira contará com 50 boxes medindo 10,5 m² cada, uma extensão de 115 metros de comprimento por 15 de largura e uma área total de 1.725 m².

Representando o Executivo Municipal, o vice-prefeito Roni Cota, ressaltou a importância da obra para toda população de Costa Rica. “Hoje foi possível debater esta importante obra que vai favorecer a coletividade. Foram apontadas as principais prioridades e, de forma democrática, foi possível ouvir tanto os feirantes, como os pequenos produtores e a comunidade em geral, onde a maioria definiu que a Feira deve permanecer no mesmo local, sendo modernizada para melhor atender a população e dando condições ideais para que os feirantes possam comercializar seus produtos”, destacou o vice-prefeito.

Para a presidente da Câmara de Vereadores, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, que presidiu a Audiência Pública, o envolvimento e participação maciça da comunidade nas discussões vai enriquecer ainda mais o novo projeto para a Feira.

“É muito bom quando a gente faz o convite e as pessoas vem usar o seu direito, garantido na Constituição Federal, que garante esse espaço de participação popular diante das decisões dos poderes, isso é democracia. Ficamos muito felizes em proporcionar isso. Sou frequentadora assídua da feira, sou da roça também e acompanho todo esse belo trabalho, onde encontramos alimentos de qualidade para nossa saúde. Como foi visualizado o projeto ele não é pronto e acabado e com certeza todas essas contribuições vão abrilhantar ainda mais esse novo espaço. E vamos pensar grande, hoje é feira central mas daqui alguns anos é outra no bairro São Francisco, no Vale do Amanhecer e assim por diante.

Na oportunidade o secretário municipal de Agricultura, Fernando Martins, falou sobre a importância socioeconômica da Feira do Produtor e a valorização cultural. “A feia representa suma importância econômica, social e cultural, sendo a comercialização destes produtos um gerador de renda adicional e para alguns produtores representa mais da metade de sua renda mensal. Ela também é um espaço de identidade regional e cultural. Portanto, para atender as demandas, acompanhar o progresso, adequar o local aos demais espaços públicos de visitação da comunidade e também de turistas, incluindo-o nas projeções de tonar o município o segundo maior polo turístico do Estado, é cada vez mais indispensável o incentivo e modernização da Feira do Produtor, um espaço tão importante para a comunidade costarriquense. A feira livre é do povo e para o povo! ”

Autor: Angela Bezerra