06 ABR 2022
Alunos da REME de Costa Rica assistem palestras e passam por pesagem e medição
Foto Noticia Principal Grande
O intuito é identificar carências nutricionais e promover a boa alimentação dos alunos; Fotos: Silvestre de Castro – Assecom/PMCR
Com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino, o Governo Municipal por intermédio das Secretarias de Saúde e Educação, realizam palestras sobre alimentação saudável e Covid-19, além de diagnóstico nutricional para identificar carências nutricionais e também promover a boa alimentação nas Escolas e CEI´s (Centros de Educação Infantil). O levantamento começou na última segunda-feira (4) e segue até a sexta-feira (8).

A abertura oficial aconteceu com a realização de palestras no refeitório da Escola Joaquim Faustino Rosa e no CEI Davina Correia de Oliveira e, logo após, equipes organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, fizeram a pesagem e medição dos alunos das duas unidades escolares. No decorrer da semana, todas as unidades da REME (Rede Municipal de Ensino) estão sendo contempladas com o atendimento. Após as palestras e os procedimentos, é oferecido um saboroso lanche às crianças e jovens.

Para isso, cada nutricionista que atende ao PSE (Programa Saúde na Escola), tem orientado as unidades escolares de competência do Município para atender as diretrizes do programa. Vale destacar que esse tipo de levantamento ocorre anualmente nas escolas.

"Além da alimentação, também suprimos outras carências que as crianças e adolescentes possam apresentar, como o conhecimento sobre os alimentos, onde são produzidos, quais as suas propriedades, seus valores nutricionais e por que devemos comer determinados alimentos. O diagnóstico nutricional é indispensável no desenvolvimento da comunidade escolar", enfatizou Flavianny Pereira Furtado, nutricionista que ministrou uma das palestras na Escola Joaquim Faustino Rosa.

O PSE é um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação, e constitui estratégia para a integração e a articulação entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.

Fonte: Assessoria de Comunicação – PMCR
Autor: Silvestre de Castro