31 MAR 2022
Costa Rica recebe 945 exemplares da Coletânea MS Alfabetiza
Foto Noticia Principal Grande
Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança ; Fotos: Divulgação SEMED
Na última terça-feira (29), a secretária municipal interina de Educação, Angélica Moraes Clemente, esteve presente na cidade de São Gabriel D´Oeste participando da solenidade de entrega dos 945 exemplares da Coletânea MS Alfabetiza, do Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, destinado ao Município de Costa Rica.

Também, estiveram presentes, representantes de Alcinópolis, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, jurisdicionados pela Coordenadoria Regional de Educação CRE 4 – Coxim.

O Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização e contempla os seguintes eixos: Formação continuada dos professores e gestores escolares; Avaliação externa e acompanhamento dos indicadores de aprendizagem; Fortalecimento da gestão escolar; Cooperação e incentivos entre estado e municípios; Oferta de material didático complementar.

De acordo com a secretária interina de Educação costarriquense, em suma, o programa objetiva implementar uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na Alfabetização; fortalecer o Regime de Colaboração entre o Município e o Estado, no processo educacional; e criar soluções específicas de âmbito local e estadual.

“Essa parceria é muito importante para Costa Rica, pois trabalha em prol da melhoria da qualidade de ensino de nossas crianças e prepara os nossos professores. Isso vai elevar os nossos indicadores educacionais, não somente ao desempenho dos alunos, mas também ao contexto econômico e social em que as escolas estão inseridas”, argumenta Angélica Moraes.

Autor: Silvestre de Castro