16 MAR 2022
SAÚDE
Março Lilás: Costa Rica reforça ações sobre importância de prevenir o câncer do colo do útero
Como forma de conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer do colo do útero, o Governo de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde está reforçando as ações nas Unidades de Saúde durante o mês de março. A campanha Março Lilás é voltada ao enfrentamento ao câncer de colo do útero e ocorre no mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, simbolizando a luta por igualdade de direitos.

“A ideia é estimular que as mulheres conheçam as principais formas de cuidado e que estejam atentas para sinais e sintomas desse tipo de câncer, que é o terceiro mais frequente entre a população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil”, destaca o secretário municipal de Saúde, Jesus Baird.

Nesta quarta-feira (16) a ação acontece na Unidade de Saúde Vale do Amanhecer, das 18 às 20 horas e na Unidade de Saúde Sonho Meu III, das 18 às 21 horas, com coleta de exames preventivos (Papanicolau), testes rápidos e um bate papo com as mulheres.

Na sexta-feira (18), das 17 às 19 horas, é a vez da Unidade de Saúde São Francisco, onde também serão realizadas coletas de exames preventivos, um bate papo descontraído com as mulheres e sorteio de brindes para as pacientes que coletarem o exame.
Já no dia 25 de março, a ação acontece na Unidade de Saúde Central, das 17 às 20 horas, onde também serão realizadas coletas de exames preventivos e testes rápidos.

Encerrando o ciclo de ações, no dia 31 de março o atendimento acontece na Unidade de Saúde da Vila Nunes, das 7 às 11 horas e das 13 às 20 horas também com coletas de exames preventivos pela equipe multiprofissional. No mesmo dia a iniciativa também vai até a Comunidade do Curralinho, na Fazenda Tabóca, das 8 às 12 horas, onde serão realizadas palestras, consultas médicas, coleta de exame preventivo, teste rápido e atendimento com enfermeiro.

HPV
Também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV, os chamados de oncogênicos. A infecção genital por esses vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. São sexualmente transmissíveis e podem causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo – conhecido também como Papanicolau – e são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Prevenção
A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação. Além disso, o exame preventivo deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

Autor: Assessoria de Comunicação