07 JAN 2022
COVID-19
Gripe H3N2: o que é, quais os sintomas, como diferenciar da Covid-19 e como prevenir?
A H3N2 é um subtipo do vírus Influenza A que causa gripe em humanos, aves e mamíferos. A gripe é transmitida pelo ar e tem registrado surtos em algumas cidades do Brasil.

Em 2009, o Brasil teve surto da pandemia da gripe A – H1N1. O vírus é o mesmo, mas com mutações diferentes.

Mato Grosso do Sul tem 91 casos confirmados de H3N2 e quatro óbitos, de acordo com o Boletim Epidemiológico Influenza divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES): encurtador.com.br/ktEJT

Os testes positivos e mortes foram computados apenas no mês de dezembro. Por ora, a gripe H3N2 não é considerada como surto em Mato Grosso do Sul.

Sintomas

Os sintomas comuns da gripe H3N2, vírus Influenza A, são:
  • Febre
  • Tosse seca
  • Dor de garganta
  • Coriza
  • Dor de cabeça
  • Dor muscular
  • Mal-estar
 Transmissão

A transmissão da gripe A H3N2 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:
  • Tosse
  • Espirro
  • Catarro
  • Apertos de mão
  • Contato pessoal próximo
  • Contato com objetos contaminados
H3N2 x Covid-19

O coronavírus e o vírus da gripe A H3N2 possuem semelhanças:
  • Ambos são doenças virais
  • Ambos são transmitidas por meio de tosse, espirros, apertos de mão, contato pessoal e contato com objetos contaminados
  • Ambas têm sintomas como febre, tosse seca, dor de garganta, coriza, mal estar e dor de cabeça
  • Ambas tem a mesma forma de prevenção
 O coronavírus e o vírus da gripe A H3N2 também possuem diferenças:
  • Sintomas: os sintomas da Covid-19 e o da H3N2 são os mesmos, a diferença é que a pessoa sente pressão no peito, falta de ar e perda do paladar e olfato quando está infectada com o vírus da COVID-19.
  • Vírus: a gripe H3N2 é transmitida pelo vírus Influenza A, enquanto a COVID-19 é transmitida pelo vírus SARS-CoV-2.
 Orientações à População

Os Postos de Saúde do Vale do Amanhecer/Flor do Cerrado e Rural vão atender pacientes do próprio posto; São Francisco do próprio posto e da Vila Nunes; O Central vai atender além dos próprios pacientes, também do Sonho Meu III, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Costa Rica, Jesus Queiroz Baird, a unidade de saúde CENTRAL (Sentinela) estará aberta das 11h às 13h e após às 17h para atender toda a população costarriquense que precisar fazer testagem de Covid-19, com funcionamento até às 22h, todos os dias, inclusive sábados e domingos, isso para evitar caos na saúde.

Prevenção

Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da gripe H3N2. Veja:
  • Vacinação
  • Uso de máscara
  • Uso de álcool gel
  • Lavagem das mãos com água e sabão
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • Não compartilhar objetos pessoais
  • Ventilar ambientes
  • Evitar aglomerações e espaços fechados
 O secretário de saúde, Jesus Baird, afirmou que as medidas de prevenção da COVID-19 e H3N2 são as mesmas.

“É importante que as pessoas que estão nos grupos prioritários concluam o seu esquema vacinal seja para a Covid-19 ou Influenza. É preciso higienizar as mãos com frequência; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir”.

A vacinação contra gripe Influenza está disponível nos postos de saúde do município.

A previsão da vacina contra gripe com a cepa H3N2 darwin deve chegar aos postos em março/abril de 2022 quando inicia a próxima campanha de vacinação.

A vacinação é uma das formas mais eficazes de controlar a proliferação da doença.

“A população não precisa entrar em pânico, mas precisa seguir todos os protocolos de biossegurança, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento físico”, complementou.

Dúvidas ou mais informações, basta ligar, Fone: 3247-7180

Fonte: Assecom/PMCR