07 JAN 2022
GABINETE DO PREFEITO
Autoridades e FAPEC discutem o Plano Municipal de Turismo para Costa Rica
Na tarde desta quinta-feira (6), o prefeito de Costa Rica em exercício, Roni Cota esteve reunido com a diretora presidente da FAPEC – Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura, Nilde Brum e sua equipe, e, ainda, com o secretário de turismo, Artur Baird e a turismóloga Jaqueline de Castro Vargas para apresentação de uma das fases do Plano Municipal de Turismo que a fundação está realizando para o Município. A fase de comunicação, com a divulgação do plano em si, para a comunidade de Costa Rica tomar ciência e conhecimento do trabalho que está sendo feito e, possa participar efetivamente da elaboração do plano.

O plano municipal de turismo é, uma ferramenta que tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo no destino. Será totalmente condizente com a realidade do Município. Vai contemplar tudo que está previsto e, objetiva, colocar Costa Rica, como um dos principais atrativos turísticos do Estado de Mato Grosso do Sul.

Na semana de 16 a 20 de janeiro, a equipe da FAPEC estará de volta, ao município para começar o diagnóstico que é a pesquisa direta com a comunidade. Será feito um mapeamento do potencial turístico e das pessoas do setor privado e público que podem contribuir com o plano.

De acordo com Nilde Brum, a Importância do turismo para o desenvolvimento da cidade é fundamental. “O Turismo, desde que bem trabalhado, pode ser uma excelente fonte de renda para o município, estado e o país. É, ainda, um importante fator para o desenvolvimento da cidade por conta da qualidade de vida que proporciona para a população local”, justifica.

A equipe que esteve presente na reunião com as autoridades locais, é composta de seis pessoas da FAPEC, além de fazer o trabalho de apresentação, também, já estão captando imagens para que possa entregar até final de janeiro, um vídeo institucional do Município, apresentando todas as atividades econômicas para que a Prefeitura Municipal, possa já, começar a promover o Município e captar investimentos para que o Município possa se transformar esse seu grande potencial turístico, em desenvolvimento econômico, trabalhando em todas as áreas.

Estiveram presentes na reunião realizada nesta quinta-feira (6), na sala de reuniões do gabinete, o prefeito em exercício, Roni Cota; o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Artur Delgado Baird; o subsecretário de Desenvolvimento, Roberto Paes Barbosa e a turismóloga Jaqueline de Castro Vargas; além de seis profissionais da FAPEC.

A previsão de entrega do Plano Municipal de Turismo é para julho de 2022.
Fonte: Assecom/PMCR
Autor: Silvestre de Castro - Assecom/PMCR