05 JAN 2022
FINANÇAS
Prefeitura de Costa Rica fecha 2021 com mais de R$ 36 milhões em caixa
A Prefeitura de Costa Rica fechou o ano de 2021 com um saldo positivo financeiro neste primeiro ano da gestão do prefeito Cleverson Alves dos Santos e seu vice, Roni Cota. A capital estadual do algodão e dos esportes de aventura fechou o ano passado com mais de R$ 36 milhões em caixa, mesmo com a pandemia do coronavírus. Nesta terça-feira (4), o secretário municipal de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Uriel Carvalho de Oliveira, publicou na edição 3.066, páginas 14, 15 e 16, do Diário Oficial do Município, o Boletim Diário da Tesouraria, datado de 31 de dezembro último, com o resultado positivo do desempenho fiscal do exercício financeiro de 2021.

O secretário aponta que mesmo com o ano atípico por conta da Covid-19, a prefeitura foi capaz de honrar seus compromissos e realizar diversos investimentos em todas as esferas do Governo Municipal, finalizando obras e lançando novas, investindo em equipamentos, especialmente na área da saúde.

"O desempenho das transferências e algumas receitas refletem o quadro de crise vivenciado no ano passado, mas que impulsionaram uma engenharia financeira que permitiu manter os serviços prestados pela prefeitura em dia e que possibilitaram importantes investimentos em todas as áreas e na da saúde. Ainda assim, o resultado do fechamento nos alerta para os próximos desafios. Por isso já está em andamento, a nossa estratégia de arrecadar mais e gastar menos, cortar gastos desnecessários e equilibrar o fiel da balança com Ajuste Fiscal, com a meta de economia, ela vai refletir as nossas ações neste ano de 2022”, explica o secretário.

Costa Rica valorizou os profissionais da educação, corrigiu em até 45%, a tabela de vencimento dos professores, conforme os níveis de habilitação da Carreira dos Profissionais do Magistério Público Municipal que são organizados por nível de habilitação e concedeu reajuste salarial dos vencimentos básicos para todos servidores públicos municipais, ocupantes de cargos efetivos e da administração direta e indireta e dos aposentados e pensionistas do Serviço de Previdência Municipal, para o exercício de 2022 em 16,5%. Fechou o ano de 2021 sem dívidas e com todos os compromissos tanto com os servidores municipais, quanto dos fornecedores rigorosamente pagos em dia.

Para 2022, o prefeito Cleverson Alves dos Santos, juntamente com seu vice, Roni Cota, anunciou uma meta de Ajuste Fiscal que prevê uma economia de recursos nos cofres públicos. “A ideia é realizar ações integradas e modernizar a máquina pública para equilibrar as despesas e aumentar as receitas e fazer os investimentos necessários, cumprindo o nosso plano de governo e rigorosamente à constituição federal e a lei de responsabilidade fiscal”, finaliza.

Fonte: Assecom/PMCR
Autor: Silvestre de Castro Assecom/PMCR