15 DEZ 2021
HABITAÇÃO
Com foco no desenvolvimento habitacional de Costa Rica, prefeito Cleverson sorteia mais 33 unidades habitacionais
Na manhã desta quarta-feira (15) o prefeito Cleverson Alves dos Santos realizou o sorteio de mais 33 unidades habitacionais através do Programa Habitacional de Baixa Renda, que conta com convênio com a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) e a Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul). Com o Programa Moradias Inacabadas, que já beneficiou outras 20 famílias, esta é a primeira vez em 41 anos de emancipação político-administrativa que o Município de Costa Rica cria e entrega programas habitacionais com recursos próprios logo no primeiro ano de gestão.

O sorteio também foi acompanhado pela secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes, pela presidente do Conselho Municipal de Habitação, Miriam Maia, pelo Coordenador Departamento de Habitação, Ezequias Rodrigues, pela Técnica em Programas Habitacionais, Iandra Garcia, pelos vereadores Averaldo Barbosa, Adair Tiago, Popó, Juvenal da Farmácia, Everaldo dos Santos, Manuelina Martins e Rosangela Marçal e transmitido ao vivo pela página do Município no Facebook.

Seguindo a Lei Municipal 1372, de 15 de agosto de 2017, dos pré-selecionados 5% são idosos e 10% são PCDs (Pessoas com Deficiência). Ao todo foram sorteados 2 idosos, 4 PCDs  e 27 pessoas na ampla concorrência. Para o cadastro reserva também forma sorteadas outros 2 idosos, 4 PCDs e 8 pessoas na ampla concorrência.

“Foram nove meses de muito empenho e trabalho do Governo Municipal, da equipe do Setor de Habitação, com apoio incondicional da Seinfra Agehab, para que nossos programas saíssem do papel dando condição de dignidade e equidade para nossa população”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes.

Conforme o prefeito, após passar pelo processo de seleção, os sorteados serão chamados e deverão comprovar em documentos que atendem os quesitos para classificação final.

“O fato de ser sorteado hoje não dá a total garantia de contemplação, haja vista que os nomes inseridos no sorteio são classificados de acordo com as informações fornecidas pelos inscritos. Agora os pré-selecionados serão convocados para apresentar a documentação dos dados fornecidos e só serão contemplados após a verificação e confirmação de todas as exigências necessárias previstas na lei para receber o imóvel. Assim como no Lote Urbanizado, o número de pessoas é maior do que quantidade de unidades habitacionais justamente porque algumas pessoas omitem informações e serão desclassificadas na fase de verificação, por isso é indispensável o apoio de toda população para denunciar qualquer caso de irregularidade no Setor de Habitação”, justificou o gestor.

O prefeito Cleverson também enfatizou que, com apoio da Câmara de Vereadores, pretende ampliar ainda mais o desenvolvimento habitacional em Costa Rica.

“Estamos encerrando o primeiro ano de gestão com 20 famílias contempladas com o Projeto Moradias Inacabadas, 80 pelo Projeto Lote Urbanizado e essas 33 Unidades Habitacionais para pessoas de baixa renda. Em breve serão mais 75 unidades para financiamento com base no FGTS, além da substituição de 30 casas de madeira por casas de alvenaria. O nosso objetivo é fazer o máximo possível para ampliar o desenvolvimento habitacional de Costa Rica com o apoio da Câmara de Vereadores”, completou ele.

Serviço
Casos de suspeita de irregularidade nas informações apresentadas pelos contemplados devem ser encaminhados para o Setor de Habitação na Secretaria de Assistência Social, localizada ao lado do Paço Municipal ou pelo telefone (67) 99964-2747.

Confira a lista completa dos pré-selecionados:

1 ANTONIO NIZON DIOGO IDOSO COTISTA
2 GERALDA LEMES IDOSO COTISTA