12 NOV 2021
Com apoio do Poder Público, ABPREV inaugura sede própria em Costa Rica
Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (12) a sede própria da ABPREV (Associação Beneficente e Promocional Evangélica Resgatando Vidas) em Costa Rica. Com o objetivo de recuperar dependentes químicos e alcoólatras e reintegrá-los à sociedade, a construção da sede contou com apoio da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, do Deputado Federal Vander Loubet e da sociedade civil.

Conforme o presidente ABPERV, pastor Silonei Barcelos Urzedo, através do Termo de Fomento firmado com o Município de Costa Rica, a Associação recebeu um repasse no valor de R$ 235 mil, além de emenda garantida pelo deputado no valor de R$ 150 mil, possibilitando a construção da sede própria que atenderá de 35 a 40 pessoas.

Com 380 m², o novo espaço conta com cozinha, refeitório, sala de enfermagem, secretaria, sete alojamentos, além de uma sala de auditório que recebeu o nome do saudoso Pastor Osvaldo Mariano da Costa. O local também conta atendimento de psicólogo com apoio do CAPS (Centros de Atenção Psicossocia) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Socia).

Recuperado com ajuda da Associação, o pernambucano Severino Gomes Soares, fez questão de participar da inauguração da nova sede e emocionado contou a trajetória para se recuperar da dependência.

“Desde meus 10 anos eu comecei a beber pinga, sai de casa aos 12 e minha família até hoje não sabe se estou vivo ou morto. Percorri diversos estados, caí no mundo das drogas e em 2008 vim para Costa Rica, onde fiquei morando numa praça por 8 anos, até conhecer o pastor Silonei que me convidou para a reabilitação. Depois de 3 anos me recuperei, me senti preparado para retomar minha vida, e há 5 estou livre dos vícios com ajuda da associação e de Deus que transformou minha história”, desabafou Soares.
Representando o Executivo Municipal, o vice-prefeito Roni Cota falou da importância da união entre poder público e a sociedade civil para construção do local e agradeceu o deputado Vander Loubet.

“Acompanhei desde 2016, ainda como vereador, os desafios do pastor Silonei para implantar a ABPERV em Costa Rica. Precisamos continuar unidos, de mãos dadas, Prefeitura, Câmara de Vereadores, deputados estaduais, federais e sociedade civil para manter este espaço que atende Costa Rica e futuramente a região. Em node do nosso prefeito Cleverson e de toda população costarriquense, quero aproveitar para agradecer ao deputado Vander Loubet, pela emenda no valor de R$ 300 mil para Costa Rica, sendo que metade desse valor foi destinado para a Associação Resgatando Vidas, possibilitando o avanço da obra”, completou o vice-prefeito.

Ao inaugurar o local, o  deputado falou do seu comprometimento com o desenvolvimento de Costa Rica e destacou o empenho da atual gestão municipal.

“Me recordo que antes de ser apresentado ao prefeito Cleverson, confesso que imaginava um homem autoritário por ser delegado e quando o encontrei me deparei com um homem cheio de humildade, que chegou até mim junto com o pastor Silonei, solicitando apoio para este importante trabalho social. Hoje entrei aqui na sede própria da ABREPEV e a energia que encontrei foi diferente, porque percebi que aqui verdadeiramente se resgatam vidas. Vendo esta gestão humanizada, com capacidade de enxergar uma floresta e não uma única árvore, me sinto muito mais à vontade em Costa Rica, por isso vamos continuar trabalhando por esta cidade e por sua população, concluiu o deputado.

Também participaram da inauguração a vice-presidente da Câmara de Vereadores, professora Manuelina Martins; os vereadores Evaldo Paulino, Juvenal da Farmácia, Ailton Amorim, Rayner Moraes e Rosangela Marçal; o ex-vereador Cocó; a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes; o subsecretário de Desenvolvimento, Roberto Paes; o comandante do 19º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, Capitão Samuel Pedroso; o gerente de Vigilância Ambiental,  Claudiney Montani e os pastores Osmar Gomes e Gilmar Silvério Costa.
Autor: Assessoria de Comunicação