27 OUT 2021
EDUCAÇÃO
Costa Rica recebe visita técnica da UEMS para implantação do curso de enfermagem
Foto: Angela Bezerra
A comissão técnica da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) iniciou nesta terça-feira (26) uma visita técnica com o objetivo de conhecer a rede de Atenção à Saúde de Costa Rica e discutir os trâmites administrativos para oferta especial do curso de Enfermagem no município.

“Atendendo nossa solicitação, a reitoria da UEMS veio até Costa Rica para uma visita técnica visando a implantação do curso superior de enfermagem que deverá ofertar anualmente 50 vagas. Estamos discutindo a possibilidade de viabilizar uma cota para destinar mais da metade das vagas exclusivamente para nossos munícipes e as demais para ampla concorrência.  A implantação deste curso é de suma importância para nossa cidade que tem se tornado referência na saúde na região norte e bolsão”, destacou o prefeito Cleverson Alves dos Santos.

Na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) o secretário municipal de Saúde, Jesus Baird realizou a apresentação dos serviços de saúde do município bem como os coordenadores de cada área, entre eles a diretora da Fundação Hospitalar, Rogéria Eiks Paes Barbosa; a coordenadora da Vigilância em Saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues; a coordenadora da Atenção Primária, Dayana Sara Rodrigues Lopes; a coordenadora da Alta e Média Complexidade, Roberta Rodrigues Butzhy Andrade; o coordenador do Controle de Vetores, Geandro dos Santos Almeida; a coordenadora farmacêutica da Assistência Básica, Jamile Brandi Carrijo; a coordenadora do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Juliana Oliveira Dias Côrrea; e a coordenadora da Saúde Bucal, Gisele Cruz Machado.

Na oportunidade o coordenador do curso de enfermagem em Dourados, professor mestre Jair Rosa dos Santos, também apresentou as características, perfil e proposta metodológica do curso.

Para o reitor professor doutor, Laércio Alves de Carvalho, a visita é mais um passo decisivo para a implantação do curso em Costa Rica. “Nós ficamos muito satisfeitos com a apresentação, demostrando o que nós já tínhamos percebido anteriormente: uma equipe comprometida e uma infraestrutura local que certamente vai atender a proposta de uma turma de enfermagem. Esse é um segundo passo importante para que a comissão finalize o relatório e no próximo ano, com a devida aprovação dos conselhos, haja a abertura do vestibular para o curso” explicou o reitor.

A equipe também visitou a Secretaria Municipal de Saúde, as Unidades de Saúde, o Centro de Hemodiálise, o Polo da Universidade na Escola Adenocre Alexandre de Morais, o CAPS e o Corpo de Bombeiros.

Também participaram da visita técnica o vice-prefeito, Roni Cota; o comandante do Corpo de Bombeiros de Costa Rica, Samuel Pedroso Borges; o presidente da Fundação Hospitalar, José Alcides Simplício; vereadores, secretários e subsecretários municipais.
Fonte: Angela Bezerra
Autor: Angela Bezerra