27 OUT 2021
EDUCAÇÃO
Inscrições para o concurso público na área da Educação em Costa Rica encerram nesta quarta
Encerram nesta quarta-feira (27), às  23h59min (horário de MS), as inscrições para o concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos pertencentes ao quadro permanente de pessoal da SEMED (Secretaria Municipal de Educação). Ao todo são 133 vagas e as inscrições podem ser feitas  pela internet  no  endereço  eletrônico  www.fapec.org/concursos.

Conforme o edital, o  concurso  público  será  executado  pela  FAPEC (Fundação  de  Apoio  à  Pesquisa,  ao  Ensino  e  à Cultura), reservando-se à comissão de concurso público, designada através da Portaria nº 14.892, de 5 de outubro de 2021, as decisões de mérito sobre os atos e fatos que envolvam o certame.

Estão sendo ofertada 35 vagas para professor dos anos iniciais; duas para professor de artes; duas para professor de ciências; três para professor de educação física; 40 para professor de Educação Infantil; duas para professor de geografia; duas para professor de história; duas para professor de língua inglesa, quatro para professor de matemática; sete para professor de língua portuguesa; 12 para auxiliar de desenvolvimento infantil; 12 para motorista de transporte escolar;  e 10 para inspetor de alunos.

Para efetivar a inscrição, no site da FAPEC, devem-se realizar os seguintes passos:
-  acessar  o  site  (https://concurso.fapec.org);
-  selecionar  o  link  "Inscrições";
- clicar  no  Concurso  Público  de Provas e Títulos para o Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Costa Rica/MS;
-  selecionar o cargo pretendido;
- preencher a ficha de inscrição;
- concordar com as normas do concurso;
- confirmar dados (Os dados devem ser preenchidos corretamente, sob pena de eliminação do Concurso Público); e
- imprimir o boleto bancário.

A taxa de inscrição para os cargos de nível superior é de R$ 125, para os cargos de nível médio o valor é de R$ 100 e para os cargos de nível fundamental a taxa de inscrição é de R$ 80. A  inscrição  do  candidato  será  efetivada  somente  após  a  confirmação,  na  FAPEC,  do  pagamento  da  taxa  de  inscrição pela rede bancária.

O candidato poderá requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição, no período entre 08 (oito) horas do dia 6 de outubro até 23h59min do dia 12 de outubro (horário oficial de Mato Grosso do Sul),  com  fundamento  no  art.  4º,  II,  do  Decreto  n.º  6.135/2007,  pessoas  inscritas  no  Cadastro  Único  para  Programas Sociais do Governo Federal e de membros de famílias com baixa renda, assim consideradas aquelas em que a renda  familiar  não  ultrapasse  três  salários  mínimos,  na  forma  do  Decreto  n°  6.593/2008,  comprovando  hipossuficiência  econômica/carência de recursos financeiros ou pela Lei Ordinária nº 1.138/2013 de 10 de junho de 2013 que institui isenção da taxa de inscrição dos concursos públicos municipais para desempregados.

Ainda conforme o edital, o concurso constará de prova de títulos (classificatório para nível superior) e prova escrita (objetiva) nas seguintes modalidades:

- Professores: Língua Portuguesa; Conhecimentos Específicos; Conhecimentos Pedagógicos;  e Legislação Municipal;

- Auxiliar de Desenvolvimento Infantil: Língua  Portuguesa;  Matemática;  Conhecimentos  Específicos  e  Legislações  do  Município;

- Motorista de Transporte Escolar e Inspetor de Alunos: Língua Portuguesa; Matemática; Conhecimentos Específicos e Legislação Municipal;

As  provas  escritas  (objetivas),  de  caráter  eliminatório  e  classificatório,  estão  previstas  para  o  dia  14  de novembro  de  2021,  das  8h  às  12hs  e  serão  realizadas  em  Costa  Rica (MS)  em  horários  e  endereços  a  serem divulgados através de edital específico.

O prazo de validade do Concurso será de dois anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Para acessar o edital completo basta clicar aqui.