21 OUT 2021
Secretaria de Saúde realiza Dia D do Outubro Rosa na próxima segunda-feira
O Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima segunda-feira (25) o Dia D do Outubro Rosa. A ação será realizada a partir das 8 horas na comunidade da Lagoinha e as 16 horas na Feira do Produtor, na avenida José Ferreira da Costa.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Jesus Baird, o objetivo é mobilizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e colo de útero, entre outros cuidados com a saúde.

“O objetivo desta ação é sensibilizar as mulheres a buscar os serviços de saúde para realização uma vez que o diagnóstico precoce do câncer de mama representa em até 100% a chance de cura. Nós queremos que vidas sejam preservadas e por isso a importância desta discussão, tão necessária e importante à saúde da mulher”, destacou o secretário.

Durante a mobilização realizada na Feira do Produtor serão distribuídos panfletos e orientações sobre as medidas de prevenção, além de convocar as mulheres para realização do exame gratuito de preventivo, feito nas Unidades de Saúde de segunda a sexta-feira das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Além da prevenção, as mulheres que realizam o exame ainda concorrem a um brinde especial.

Já na comunidade da Lagoinha a ação contará com atendimento médico, testes rápidos, vacinação e coleta de preventivo. Para maiores informações e agendamentos basta entrar em contato pelo (67) 99635-6860 (WhatsApp).

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima-se que no país registre 66.280 mil novos casos de câncer de mama e mais 16,7 mil casos de câncer do colo do útero. Em Mato Grosso do Sul, a estimativa é que surja 850 casos novos de câncer de mama com média de 200 óbitos ao ano. E do colo do útero 270 casos novos com média de 100 óbitos ao ano.

Autor: Assessoria de Comunicação