09 SET 2021
Apresentação do Projeto Florestinha encerra Semana da Pátria em Costa Rica
Fotos: Angela Bezerra
Na manhã desta quinta-feira (9) integrantes do Projeto Florestinha de Costa Rica realizaram uma apresentação dos Hinos Nacional, Municipal e da Independência na quadra do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). O evento encerra as ações em alusão a Semana da Pátria no município.

Na ocasião o prefeito municipal, Cleverson Alves dos Santos, relembrou que o 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do país, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história, a independência do Brasil. “Nossa pátria é o nosso torrão, é nosso dever defendê-la”, ressaltou o gestor.

O prefeito também enfatizou o valoroso trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes através do Projeto Florestinha. “Através de projetos como este temos a oportunidade de colocar no coração das crianças as noções de civismo, patriotismo, honestidade, respeito às pessoas, ao meio ambiente e à família. No que depender do poder público municipal, nós vamos fazer tudo que for possível para aperfeiçoar o atendimento fazendo com que o número de integrantes do Florestinha seja ampliado cada vez mais”, reforçou.

A secretária de Assistência Social, Evair Gomes, aproveitou para informar que já viabiliza melhorias para beneficiar o Projeto. “A pedido do prefeito já estamos verificando a possibilidade de reformar a quadra do CRAS, onde as os integrantes do Florestinha realizam as atividades recreativas e os principais treinamentos”, adiantou a secretária.

Para o comandante da Polícia Militar Ambiental de Costa Rica, subtenente Itamar de Souza Borges, o Projeto também oportuniza às crianças e adolescentes atividades que asseguram o desenvolvimento de suas potencialidades até a vida adulta. “No dia a dia eles desenvolvem sociabilidade, disciplina, dedicação, valores que utilizarão durante toda a vida. Agradeço ao prefeito Cleverson e toda sua equipe por todo apoio em empenho para manter o Projeto Florestinha em Costa Rica”, avaliou o subtenente.

Também prestigiaram o evento o vice-prefeito, Roni Cota; os vereadores Jovenaldo Francisco, Ailton Martins, Evaldo Paulino, Alecksander da Silva e Rosângela Marçal; os secretários municipais Jesus Baird, Suellen Furquim, Maria Barbosa, Uriel Carvalho e Airton Ruiz; os subsecretários Roberto Paes, Reinaldo Valim e Angélica Moraes; a controladora geral do Município, Letícia Barros; a gestora da Casa do Trabalhador, Soliane Anacleto e familiares dos integrantes do projeto.

Projeto Florestinha

O Projeto Florestinha é um trabalho social e ambiental desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental, em parceria com o Município de Costa Rica através da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da Câmara de Vereadores, o qual trabalha atualmente com 160 crianças e adolescentes de 7 a 16 anos.

O projeto é desenvolvido ao longo do ano e os integrantes participam em horário contra turno ao da escola, contando com reforço escolar, aulas sobre educação ambiental e civismo. O instrutor do projeto é o cabo da PMA André Faustino Dias Filho.

A educação, desenvolvimento artístico e cultural e recreação oferecida aos assistidos constituem as bases do projeto que, além de sociabilidade entre eles, cria também o significado de hierarquia militar e respeito ao próximo.

Fonte: Angela Bezerra
Autor: Angela Bezerra