A secretária Estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, acompanhado do consultor do Ministério da Saúde e do Estado, Gilberto Scaratti, e da diretora-geral de Gestão e Estratégica, Christinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, esteve no último dia 13 de junho, em Costa Rica – MS.
De férias, a secretária Beatriz Dobashi, fez questão de visitar Costa Rica e em especial sua amiga, a secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal, e o prefeito Waldeli dos Santos Rosa.
Acompanhados pela secretária Adriana Tobal, os técnicos fizeram uma visita a FHCR e aos ESFs da cidade, onde na oportunidade fizeram um diagnóstico da saúde do Município, principalmente na FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica.
Na FHCR, a secretária Beatriz Dobashi junto com sua equipe técnica esteve reunida com o corpo médico, com a diretoria da fundação, com o prefeito Waldeli e com a secretária Adriana Tobal. Durante a reunião, Beatriz Dobashi anunciou que estará doando dois aparelhos de Autoclave para esterilização de material, sendo um de secagem rápida e outro de secagem normal.
“O aparelho que temos aqui em Costa Rica tem mais de 15 anos. Com essa doação teremos dois novos aparelhos, lembrando que poucas cidades do Estado têm esse tipo de esterilização”, conta agradecida a secretária Adriana Tobal.
A secretária Beatriz Dobashi se mostrou encantada com a parceria que o Município por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem com a FHCR, por ser o maior parceiro co-financiador. “Também estaremos encaminhando uma equipe de capacitação para Costa Rica, uma maneira de reciclar os profissionais da saúde”, disse a secretária Estadual de Saúde.
Beatriz Dobashi parabenizou o prefeito Waldeli pela construção da sala de estabilização, ela destacou que nenhum Município construiu uma sala específica para fazer esse atendimento, na maioria se aproveitou o Pronto Socorro. “Além de investir no espaço físico, o prefeito Waldeli também está de parabéns pela contratação de cardiologistas e ortopedistas, por isso, para presentearmos a saúde de Costa Rica estamos fazendo a cedência de um aparelho de Raio X de 600 amperes para melhor atender a população”, anunciou.
“Hoje a cidade de Costa Rica encaminha pouco pacientes para Campo Grande, isso é uma grande conquista”, disse satisfeita a secretária Beatriz Dobashi que acrescentou que estará encaminhando para o Município kits de urgência e emergência. Beatriz ficou entusiasmada ao saber que dos 168 partos realizados no primeiro quadrimestre do ano, 24 foram de pacientes das cidades vizinha, Figueirão, Alcinópolis e Paraíso. “Costa Rica já está se preparando para ser referência regional”.
A secretária Estadual Beatriz Dobashi também disponibilizou o Hospital Regional, em Campo Grande, para que os profissionais da saúde de Costa Rica possam fazer cursos de capacitação e especialização na área. “O prefeito Waldeli está fortalecendo a saúde em Costa Rica e isso é muito gratificante de se ver, por isso, estamos oferecendo todo o apoio para que Costa Rica tenha uma das melhores saúdes do Estado”, enfatizou Beatriz.
Ao finalizar sua visita, a secretária Beatriz Dobashi ficou encantada com a estrutura física e de profissionais que Costa Rica oferece à população, ela destacou a organização com que o Município vem fazendo a reorganização da vida independente de cada equipe de saúde da família. “Costa Rica está de parabéns pela apresentação do projeto que possibilitou que a cidade saísse do NASF 1 para o NASF 2 - Núcleo de Apoio à Saúde da Família”.
A secretária Estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, o consultor do Ministério da Saúde e do Estado, Gilberto Scaratti, e a diretora-geral de Gestão e Estratégica, Christinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, chegaram à Costa Rica no dia 13 de junho onde participaram de reuniões técnicas, e depois passaram o feriado e final de semana com os amigos, à secretária Adriana Tobal e o prefeito Waldeli.