A Secretaria de Saúde de Costa Rica – MS por meio da Coordenação de Endemias em conjunto com o Comitê Municipal de Mobilização, Prevenção e Combate ao vetor Aedes Aegypti tem intensificado diariamente o combate ao mosquito na cidade.
Na tarde de terça-feira, 23 de fevereiro de 2016, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa e a secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal, na presença de vereadores e equipe de governo, entregaram oficialmente ao coordenador de Endemias Geandro de Almeida e aos agentes um carro Leco, conhecido popularmente como ‘fumasse’.
Para aquisição de mais essa ferramenta de combate ao mosquito foram investidos cerca de R$ 135 mil de Recursos Próprios para a compra do veículo, da máquina e do veneno. “Essa sem dúvidas será mais uma grande ajuda para os agentes, mas não é o suficiente, volto a afirmar que a população precisa colaborar conosco”, reforça a secretária Adriana Tobal que complementa “sem dúvidas a nossa rede está preparada para acabar com o foco, o mosquito não pode nascer, mas para isso a população também tem que fazer a parte dela”.
Costa Rica é o único Município do Estado de Mato Grosso do Sul que tem uma Leco própria. “Temos que comemorar essa conquista, essa é só mais uma ferramenta de combate, fazer a lição de casa: 15 minutos de trabalho por semana, sem dúvidas nos ajudam também”, lembrou o prefeito Waldeli.
“Estamos realizando a pulverização à base do inseticida, está sendo feita diariamente com prioridade para os bairros com maior índice de infestação”, contou o coordenador Geandro Almeida que orienta os moradores a abrir portas e janelas de casa, quando o Leco passar na rua para que o inseticida alcance lugares remotos.
O Leco faz parte da campanha lançada pela Secretaria de Saúde de Costa Rica e o Comitê Municipal de Mobilização, Prevenção e Combate ao vetor Aedes Aegypti para o enfrentamento do mosquito na cidade. O município está se prevenindo para uma possível tríplice epidemia de dengue, zika vírus e chikungunya, e isso levou o prefeito Waldeli a decretar estado de emergência. "Estamos em guerra e não vamos parar o combate até que o inimigo da saúde pública seja vencido", garantiu o prefeito. Ele lembra que o combate ao mosquito inclui ainda uma grande mobilização social.
O vereador Averaldo Barbosa da Costa, presidente do Poder Legislativo falou em nome da Casa de Leis e destacou a responsabilidade da Administração Municipal. “São com atitudes e ações como esta de enfrentamento ao mosquito que vamos vencer essa guerra”. Também prestigiaram a entrega os vereadores Lucas Lázaro Gerolomo (líder do prefeito), Ivanildo Ferrari ‘Didão’, Rayner Moraes, Jovenaldo Francisco dos Santos e Adair Tiago de Oliveira.
Rotina intensificada
Os Agentes de Combate a Endemias também estão intensificando as ações em áreas abertas como terrenos baldios, num trabalho de monitoramento continuado. Geandro Almeida afirma que o trabalho está sendo reforçado em função da participação da comunidade por meio de denúncia de possíveis focos.
“Qualquer pessoa pode ajudar no combate ao mosquito, como eliminando criadouros nos quintais ou por meio de denúncias de possíveis focos em áreas abertas em qualquer parte da cidade”, orientou o coordenador de Endemias. A denúncia pode ser feita pelo Disk-Mosquito: (67) 3247 7017.