Professores, dirigentes escolares, coordenadores, supervisores, representantes de escolas públicas e privadas, dos poderes legislativos e executivos e sociedade civil participaram na manhã de terça-feira, 02 de junho de 2015, no Conviver – Centro de Convivência do Idoso ‘Nosso Sonho’, do Seminário de Audiência Pública para apreciação do texto final do novo PME – Plano Municipal de Educação.
Convocado pela SEMED – Secretaria Municipal de Educação, o encontro contou com a participação do vice-prefeito Roberto Rodrigues no ato representado o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, da secretária de Educação Professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, da avaliadora Educacional Executiva da SASE/MEC - Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino/Ministério da Educação, professora Maria José Telles Franco Marques.
E ainda da diretora da FECRA – Faculdade de Costa Rica – Evair Gomes, representantes das Escolas Estaduais e dos secretários Municipais: Eliana Teodoro Lopes Lalier (Turismo e Meio Ambiente); Waldomiro Bocalan (Assistência Social) e Keyler Simey Garcia Barbosa (Agricultura e Desenvolvimento) que também fizeram parte da composição da mesa.
Durante o encontro, foram respondidas questões referentes ao PME, documento esse que foi elaborado de forma democrática, pelos profissionais de educação e sociedade civil através de encontros e vários fóruns onde foram discutidas as metas e estratégias para todos os níveis e modalidades de ensino do setor público e privado, no qual se define diretrizes e metas educacionais para os próximos dez anos.
Na ocasião, a secretária Profª Me. Manuelina Martins fez uma explanação sobre as diretrizes e metas integradas ao Plano para os presentes. “Foi um trabalho árduo, porém satisfatório. O PME foi construído democraticamente e com certeza trará muitos benefícios”, disse.
A avaliadora da SASE/MEC, Maria José enfatizou que o PME de Costa Rica é um documento que vai nortear todo o processo durante os próximos dez anos na educação, “e o nosso trabalho é fiscalizar, monitorar e avaliar esse Plano que entrará em vigência após sua aprovação”.
Após aprovação do texto final feito durante o Seminário de Audiência Pública, o texto será encaminhado para aprovação da Câmara de Vereadores de Costa Rica.
PME
O Plano Municipal de Educação foi estabelecido em Costa Rica no ano de 2008. No entanto, a Administração Municipal sentiu a necessidade de atualizar o documento. “A alteração do PME tem a finalidade de reiterar o papel da educação como direito de todo cidadão; democratizar a gestão; garantir o acesso e a permanência e conclusão com sucesso das crianças, jovens e adultos nas instituições de ensino do município de Costa Rica”, defende a secretária de Educação.