Os alunos da Escola Municipal Professor Adenocre Alexandre de Moraes juntamente com os professores, coordenação e direção da instituição de ensino, participaram na manhã da última segunda-feira, 1° de junho de 2015, de uma passeata em comemoração a Semana do Meio Ambiente e da Ecologia.
Durante a caminhada que teve início na E. M. Prof. Adenocre Alexandre de Moraes e foi até o Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa ‘Vilibaldo’, no bairro Santos Dumont, os estudantes levaram mensagens de conscientização expostas em faixas, cartazes e banners.
A passeata contou com o apoio da PMA – Polícia Militar Ambiental – e Polícia Militar e foi alusiva ao cumprimento de mais uma etapa do Projeto em Educação Ambiental vinculado ao Projeto Cidade Limpa ‘Um sonho de todos’ por meio de uma parceria entre a SEMED – Secretaria Municipal de Educação – a empresa Mitigação Engenharia LTDA e a SEMAD - Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento.
De acordo com o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Keyler Simey Garcia Barbosa, o objetivo da atividade foi despertar nos alunos a importância da preservação dos recursos naturais. “É importante despertar desde criança a consciência de preservação. Uma criança consciente será um adulto que respeita o meio ambiente”, falou.
Durante a semana, ainda foram realizadas palestras educativas nas escolas e atividades alusivas ao meio ambiente. Conforme a secretária Municipal de Educação Professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, a finalidade deste projeto é promover, por meio de diversas metodologias educacionais, a construção do conhecimento voltada para questões relacionadas à preservação do meio em que vivemos.
“Queremos conscientizar nossos alunos da grande importância de preservar o meio ambiente, sugerindo-os inclusive que adotem hábitos simples no dia-a-dia, como separar o lixo e economizar no consumo de energia é água”, finaliza a secretária de Educação.
A passeata fez parte da programação de uma Gincana Ambiental envolvendo os alunos e organizada por todos os funcionários com o intuito de juntos lutarmos por um mundo melhor.
“Finalizamos a atividade no parque ecológico, oportunidade em que tivemos um bate-papo com estudantes sobre a necessidade de preservar os recursos naturais”, relatou a coordenadora do Projeto Cidade Limpa, Telma Rossafa que acrescentou “essa passeata e as informações que os alunos tiveram foram de fundamental importância para que, como cidadãos eles possam tomar decisões, no sentido de preservar o Meio ambiente”.