Iniciativa tem como objetivo mobilizar gestores públicos a incluir temas relacionados à sustentabilidade em seus programas
Acompanhando a Caravana do Estado de Mato Grosso do Sul, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Keyler Simey Garcia Barbosa, participou no período de 07 a 09 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – DF, do III EMDS - Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Representando o Município de Costa Rica – MS, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento participou ativamente do evento. “Foi uma grande oportunidade de termos contato com cases positivos, nos quais existam boas práticas de políticas públicas e desenvolvimento econômico para os municípios”, explica Keyler Simey.
Organizado pela FNP - Frente Nacional de Prefeitos - em parceria com o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -, o encontro, realizado bienalmente, reúne representantes do governo federal, prefeitos, gestores públicos, secretários e dirigentes municipais, pesquisadores, estudantes e sociedade civil.
Conhecido como o maior evento de sustentabilidade urbana do País, a iniciativa tem como objetivo mobilizar gestores públicos dos três níveis de governo a incluir temas relacionados à sustentabilidade em seus programas e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.
O secretário de Agricultura e Desenvolvimento de Costa Rica destaca os principais temas abordados durante o encontro, são eles: políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento local sustentável; gestão, universalização e qualidade das águas; objetivos do desenvolvimento sustentável; mobilidade urbana; políticas públicas locais e metropolitanas; cidades; reforma política e participação social.
Keyler Simey afirmou que o encontro foi uma oportunidade de agregar valores e conhecimentos relevantes ao trabalho da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento, e à comunidade, como um todo. “A população não mora na União, mas no Município, que é o primeiro ponto de contato. Para falar de gestão eficaz é necessário começar pelos municípios. Daí a importância de Costa Rica participar, pois estamos inseridos neste contexto. É importante trazer este conhecimento para perto”, disse.