Com apoio do governo Municipal por meio da Secretaria de Educação, a UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – realizou em Costa Rica – MS, no dia 22 de outubro, as oficinas do projeto “Águas que Educam” que teve a finalidade de promover oportunidades de cooperação na gestão das águas e aprimorar a compreensão sobre a necessidade de zelo por esse bem comum e primordial à vida.
Conforme a secretária Municipal de Educação, professora Mestre, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, os professores da rede pública, bem como os estudantes de cursos de formação de professores, participaram das oficinas que teve como objetivo incentivar a abordagem do tema “água” de forma rica, criativa e transversal em sala de aula.
As oficinas teve duração de oito horas e foram realizadas paralelamente a duas grandes atividades: o show “Crianceiras”, uma adaptação da obra do poeta Manoel de Barros pelo cantor e produtor cultural Márcio de Camilo, e uma exposição de 70 telas dos mais representativos artistas plásticos do Estado (dentro do tema “água”), que compõem o acervo do Instituto Gilberto Luiz Alves.
“Algumas telas da exposição foram objeto de análise pelos participantes das oficinas, em busca de elementos inspiradores para a elaboração de propostas didáticas”, contou a secretária que acrescentou “a proposta visa aproximar a Universidade à Escola e comunidades envolventes, e proporcionar aos cursistas a vivência do trabalho colaborativo e interdisciplinar nas áreas de Artes, Física, Biologia, Geografia e História”.