Cerca de 90 alfabetizandos com idades acima 18 anos terão a partir da próxima semana uma nova oportunidade de estudar e exercer plenamente a cidadania. Na segunda-feira (18), começam as aulas do Brasil Alfabetizado.
O programa é desenvolvido em Costa Rica – MS por meio de uma parceria entre o Município de Costa Rica - MS, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Ministério da Educação.
As aulas serão realizadas nas Escolas Municipais: Francisco Martins Carrijo e Vale do Amanhecer, já na área rural o programa será desenvolvido na Escola Municipal Belonizia Paulina de Oliveira na comunidade do Curralinho, na Fazenda São Domingos e na comunidade da Lage.
De acordo com a coordenadora do programa, professora Dulcineia Rosa, o objetivo do programa é alfabetizar as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar durante o período normal. O curso tem duração de oito meses e ao final, os alfabetizandos recebem um certificado de conclusão.
A coordenadora explica que a forma de ensino também é diferenciada e visa atender as expectativas dos alfabetizandos. “Com as crianças, nós trabalhamos de forma lúdica, com o adulto, nós trabalhamos aquilo que tem significado para ele, discutindo assuntos referentes ao seu dia-a-dia.”
Vale lembrar que ainda existem vagas e as matrículas continuam abertas. Para participar do programa, os interessados devem apresentar os documentos pessoais na Secretaria Municipal de Educação. Mais informações pelo telefone (67) 3247 7001.