Em sessão solene realizada na manhã de segunda-feira (04), na Câmara Municipal de Vereadores, o prefeito em exercício Roberto Rodrigues, fez durante a abertura dos trabalhos do segundo semestre legislativo, a abertura oficial da I Semana Municipal de Combate às Drogas.
Ao lado do presidente da Casa de Leis, Lucas Lázaro Gerolomo, do promotor de Justiça George Cássio Tiosso Abbud, do delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica – MS, Cleverson Alves dos Santos, do comandante da Polícia Militar Esteban Palácios e do comandante da PMA – Polícia Militar Ambiental, Anderson Ortiz, Roberto Rodrigues declarou estar muito lisonjeado por realizar abertura da I Semana Municipal de Combate às Drogas.
“É uma grata satisfação para mim à realização desta semana de combate as drogas. Um projeto idealizado pelo delegado Cleverson que reconheceu a necessidade que Costa Rica precisava de projetos e trabalho voltados para a conscientização, prevenção e o combate às drogas”, declarou Roberto Rodrigues ao fazer uso da Tribuna.
O representante do Ministério Público ao usar a Tribuna declarou que iniciativas como está são importantes por levar informações para a população de maneira direta, o que ajuda muito na prevenção.
“Essas ações contam com o apoio dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, mas não podemos deixar de enfatizar que foi por uma intervenção divina que o doutor Cleverson conseguiu dar um norte para que todas abraçassem as ações de combate às drogas. Como promotor e como cidadão estou muito satisfeito em estar em uma comarca que os poderes estão emanados. Seremos um eterno parceiro no combate as drogas”, declarou George Abbud que no ato também representou o CONSEG – Conselho Municipal de Segurança.
“Nós temos sentido uma necessidade muito grande de conhecimento da geração que esta chegando. Apoiamo-nos no fato de que nossos pais já nos diziam que drogas eram ruins só que existem milhares de pessoas que estão nascendo sem este suporte”, afirmou o presidente da Casa de Leis Lucas Gerolomo.
Durante a cerimônia que abriu o cronograma oficial da semana, o delegado Cleverson dos Santos apresentou o projeto Costa Rica sem Drogas, falou sobre o trabalho realizado pelos policiais e discursou sobre a necessidade da família na luta contra as drogas, sobre as novas formas de atuação do tráfico de drogas e sobre a luta do viciado em drogas legais e ilegais.
A presença das autoridades e o contato com o público se mostra uma grande arma para o combate as drogas, pois segundo o delegado Cleverson dos Santos, a maior dificuldade das autoridades em lidar com o assunto está justamente na falta de organização e contato entre os diversos setores da sociedade. “Uma andorinha não faz verão, mas se nos unirmos poderemos combater este mal”, afirmou.
Por sua vez, o comandante da PMA, declarou que Costa Rica é uma cidade privilegiada por ter todas as forças unidas no combate as drogas.
“Ouso a dizer que nenhum prefeito fez tanto no combate às drogas em Costa Rica, e mais, ouso a dizer que nunca tivemos um delegado tão envolvido na causa de combate às drogas, porém, devo lembra-los que eles passam, e o mais importante dessa ação que realizamos é que os frutos não se apaguem e sim seja abraçado a cada dia por voluntários que acreditam em uma Costa Rica sem Drogas. Costa Rica é a melhor cidade para vivermos, nós vivemos em um lugar abençoado por Deus”, concluiu Ortiz.
Ainda durante a sessão solene o comandante da PM, ao usar a Tribuna reforçou a importância de se transmitir informações. “Dependência alcoólica e de drogas não tem cura e necessitam de tratamento pelo resto da vida. Se a pessoa quer se livrar desta dependência ela depende dela mesma e da sua força de vontade, isso depois de passar por um tratamento”, afirmou Palácios.
A sessão de abertura da I Semana Municipal de Combate às Drogas também contou com a presença de policiais civis e militares, das conselheiras tutelares, gentes de saúde, educadores, imprensa, secretários, subsecretários e assessores da administração municipal, bem como, da comunidade em geral.
Pit Stop
Após a abertura e a fala dos vereadores em apoio à realização da ação, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social com apoio da Secretaria de Saúde e das forças policiais realizou na frente do Banco Bradesco um Pit Stop para reforçar o convite para que toda a comunidade participe das ações da I Semana Municipal de Combate às Drogas.
A semana segue com diversos eventos dedicados a conscientização da população, que pode ter um contato mais direto sobre o assunto das drogas. “Estaremos realizando uma palestra na noite quarta-feira (06), às 19h, no Conviver – Centro de Convivência do Idoso voltada para a comunidade em geral”, convidou a assistente Social, Luana Oliveira da Silva.
A I Semana Municipal de Combate às Drogas termina na sexta-feira (08), com a realização da III Caminhada de Contra as Drogas. A saída será por volta das 16h da Praça Central Manoel Romualdo Gonçalves com chegada ao Centro de Eventos Ramez Tebet, local onde os participantes serão recepcionados com shows gospel, e encerramento com a fala das autoridades.